OBJETIVO: Relatar a experiência da equipe de nutrição quanto a atuação no ambulatório de follow up de recém-nascidos de alto risco em um hospital universitário. MÉTODO: Estudo descritivo tipo relato de experiência da equipe de nutrição a partir de sua experiência no ambulatório de follow up, em um Hospital Universitário do Rio Grande do Norte, de março a agosto de 2022. Os atendimentos são realizados por uma equipe multiprofissional, composta por: pediatra, enfermeiro, assistente social, nutricionista e psicólogo, àqueles neonatos que receberam alta da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e que possuem critérios para o seguimento do cuidado, com o objetivo de acompanhar o crescimento e desenvolvimento infantil, bem como investigar e identificar possíveis dificuldades e complicações, oferecendo o suporte necessário para a família. RESULTADOS: Após avaliação crítica da equipe, onde o trabalho de todos é igualmente importante, o nutricionista atua diretamente na avaliação da condição nutricional do lactente, adequando a oferta alimentar, avaliando os dados antropométricos nas curvas de crescimento para a idade, permitindo o diagnóstico nutricional e a pronta intervenção para melhoria dos problemas emergentes e de seu prognóstico. Ainda, é o nutricionista que orienta a mãe no processo da amamentação exclusiva ou oferta de suplemento com fórmula infantil, na introdução alimentar, quando identifica-se sinais de prontidão no lactente, feito juntamente com o pediatra. CONCLUSÃO: O acompanhamento desses pacientes pela equipe de nutrição junto à multidisciplinar é indiscutivelmente importante, proporcionando acompanhamento alimentar e nutricional e favorecendo, portanto, um adequado crescimento e desenvolvimento das crianças acompanhadas.
O Congresso Nacional de Ciência e Educação, abordou em sua terceira edição, ocorrida no período de 12 a 16 de setembro de 2022, o tema: "Razão e Emoção: Pela linguagem dos afetos e sensibilização dos conhecimentos". A temática central ressalta a educação a partir da razão e emoção em busca de transformar o homem a partir da apropriação de conhecimentos científicos, com o intuito de perpetuar tais conhecimentos por gerações, a fim de que conheçam técnicas e se apropriem para conduzir cultura e fazer história, no espaço e tempo em que se vive, dentro da comunidade de maneira afetiva É sabido que a educação é o caminho mais profícuo para o crescimento pessoal e profissional de qualquer pessoa, é por ela e para ela que todos os esforços desse grande evento foram despendidos. O processo de educar ultrapassa os livros e as teorias, vai além daquilo que é escrito e tece para si uma série de conexões, de modo a promover relações e afetos. O III CONCED, com enfoque na iniciação científica, confirma o nosso desejo de diálogo com outros saberes, considerando que o diálogo é o caminho mais viável para os processos de autoafirmação e reconhecimento das diferenças, elementos essenciais para a convivência em um mundo cada vez mais plural. Os grupos temáticos deram sustentação ao tema central, promovendo discussões, reflexões e novas formas de pensar, estimular o envolvimento da comunidade discente e docente na pesquisa científica, sendo esta fonte essencial na busca e apreensão de novos conhecimentos, apontando as diretrizes para o desenvolvimento dos trabalhos acadêmicos e científicos apresentados nos artigos deste livro.
Comissão Organizadora
Cental de atendimento
Praça Dom João Costa, nº 511, Santo Antônio. 59.611-120
Contato: (84) 3318-7668
e-mail: conced@catolicadorn.com.br
Editora Chefe: Karidja Kalliany Carlos de Freitas Moura
Projeto Gráfico/ Designer: Antônio Laurindo de Holanda Paiva Filho e Edvaldo Rodrigues Júnior
Diagramação: Luciana Fernandes Queiroz Amorim e Marina Evelyn da Costa Soares
Publicação: Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.
FCRN, Faculdade Católica do Rio Grande do Norte
Praça Dom João Costa, 511 - Bairro Santo Antônio.
Mossoró/RN | CEP 59.611-120
(84) 3318-7648
E-mail: extencao@catolicadorn.com.br
Site: www.catolicadorn.com.br
Editoração:
Liandra Chirley Medeiros da Silva
Luciana Fernandes Queiroz Amorim
Marciana Bizerra de Morais
Marina Evelyn da Costa Soares
Nayla de Freitas Fernandes
Comissão Organizadora
Leonardo Cassiano Paiva de Assis
Maria Thayná Nogueira Pereira
Marciana Bizerra de Morais
Marina Evelyn da Costa Soares
Luciana Fernandes Queiroz Amorim
Cecília Moura de Oliveira
Comissão Científica
Adriana de Lima Teixeira
Adriana Martins de Oliveira
Mona Lisa Silva
Autor Corporativo
Faculdade Católica do Rio Grande do Norte
Rua: Doutor João Marcelino, 511 - Santo Antônio, Mossoró - RN, 59611-030 / conced@catolicadorn.com.br
Periocidade da publicação
Anual
Idiomas
Português