CUIDAR DE QUEM CUIDA: Relato de experiência em estágio básico em um serviço-escola

  • Author
  • Caiubi Gabriel Feitosa Nogueira e Moura
  • Co-authors
  • Valdir Gabriel Garcia Arruda , Bárbara Raquel Abreu Fernandes Lima , João Alikan Lourenzo Norberto de Morais , Luan Martins de Souza
  • Abstract
  • O estágio básico em psicologia tem fundamental importância para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades, ao inserir estudantes dentro do campo de atuação. Segundo Amaral et al. (2012), a clínica-escola é imprescindível para o processo formativo, por ter a prática articulada a um currículo e aos procedimentos que regulam a vivência acadêmica. Este trabalho objetiva relatar as experiências vivenciadas durante o estágio básico de uma faculdade em um serviço-escola que oferece atendimentos em saúde na área de psicologia, fisioterapia e nutrição. A intervenção teve como público-alvo os acompanhantes de pessoas em tratamento na clínica. Em três atos, os sujeitos experimentaram momentos de reflexão e relaxamento. O primeiro constou na dinâmica do espelho, em que o condutor apresenta uma caixa informando haver algo muito valioso dentro. Ao abrir, o participante se depara com a própria imagem e é conduzido à autorreflexão. Como resposta, os participantes disseram: “a coisa mais importante pra mim”; “precisaria cuidar melhor disso”. Na segunda parte, foram distribuídos hidratantes para os sujeitos utilizarem no próprio corpo, induzindo ao relaxamento. “Deveria ter isso todo dia aqui”; comentou um participante do momento. A última dinâmica pretendeu reforçar a gratidão com relação a fenômenos do cotidiano. Ao final da prática, foi notória a satisfação daqueles que participaram, relatando “é preciso ter um momento como esse todos os dias”; “gostaria que fosse mais frequente”. Concluiu-se que há extrema relevância de trabalhar com as pessoas na sala de espera - à luz da promoção do autoconhecimento, autocuidado e saúde mental em geral. 

  • Keywords
  • Estágio básico, Sala de espera, Saúde integral
  • Modality
  • Pôster
  • Subject Area
  • Anais 2022 - Psicologia
Back Download

O Congresso Nacional de Ciência e Educação, abordou em sua terceira edição, ocorrida no período de 12 a 16 de setembro de 2022, o tema: "Razão e Emoção: Pela linguagem dos afetos e sensibilização dos conhecimentos". A temática central ressalta a educação a partir da razão e emoção em busca de transformar o homem a partir da apropriação de conhecimentos científicos, com o intuito de perpetuar tais conhecimentos por gerações, a fim de que conheçam técnicas e se apropriem para conduzir cultura e fazer história, no espaço e tempo em que se vive, dentro da comunidade de maneira afetiva É sabido que a educação é o caminho mais profícuo para o crescimento pessoal e profissional de qualquer pessoa, é por ela e para ela que todos os esforços desse grande evento foram despendidos. O processo de educar ultrapassa os livros e as teorias, vai além daquilo que é escrito e tece para si uma série de conexões, de modo a promover relações e afetos. O III CONCED, com enfoque na iniciação científica, confirma o nosso desejo de diálogo com outros saberes, considerando que o diálogo é o caminho mais viável para os processos de autoafirmação e reconhecimento das diferenças, elementos essenciais para a convivência em um mundo cada vez mais plural. Os grupos temáticos deram sustentação ao tema central, promovendo discussões, reflexões e novas formas de pensar, estimular o envolvimento da comunidade discente e docente na pesquisa científica, sendo esta fonte essencial na busca e apreensão de novos conhecimentos, apontando as diretrizes para o desenvolvimento dos trabalhos acadêmicos e científicos apresentados nos artigos deste livro.

Comissão Organizadora

Cental de atendimento 

Praça Dom João Costa, nº 511, Santo Antônio. 59.611-120

Contato: (84) 3318-7668

e-mail: conced@catolicadorn.com.br

Editora Chefe: Karidja Kalliany Carlos de Freitas Moura

Projeto Gráfico/ Designer: Antônio Laurindo de Holanda Paiva Filho e Edvaldo Rodrigues Júnior

Diagramação: Luciana Fernandes Queiroz Amorim e Marina Evelyn da Costa Soares

Publicação: Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.

FCRN, Faculdade Católica do Rio Grande do Norte

Praça Dom João Costa, 511 - Bairro Santo Antônio.

Mossoró/RN | CEP 59.611-120

(84) 3318-7648

E-mail: extencao@catolicadorn.com.br

Site: www.catolicadorn.com.br

 

Editoração:

Liandra Chirley Medeiros da Silva

Luciana Fernandes Queiroz Amorim

Marciana Bizerra de Morais

Marina Evelyn da Costa Soares

Nayla de Freitas Fernandes

 

Comissão Organizadora

Leonardo Cassiano Paiva de Assis

Maria Thayná Nogueira Pereira

Marciana Bizerra de Morais

Marina Evelyn da Costa Soares

Luciana Fernandes Queiroz Amorim

Cecília Moura de Oliveira

 

Comissão Científica

Adriana de Lima Teixeira
Adriana Martins de Oliveira
Mona Lisa Silva

 

Autor Corporativo

Faculdade Católica do Rio Grande do Norte

Rua: Doutor João Marcelino, 511 - Santo Antônio, Mossoró - RN, 59611-030 / conced@catolicadorn.com.br

 

Periocidade da publicação

Anual

 

Idiomas

Português