JOGOS E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

  • Author
  • Arthur Mendes da Silva
  • Co-authors
  • Lázaro Luis de Lima Sousa
  • Abstract
  • A aplicação de metodologias alternativas de ensino tem sido há muito cobrada por alunos que demonstram insatisfação com as metodologias tradicionais. Neste contexto, este trabalho busca produzir e aplicar jogos educacionais com objetivo de não apenas trabalhar os conteúdos escolares com os estudantes, mas também desenvolver suas habilidades e relações interpessoais. Os jogos trazem em sua prática o exercício de ações como raciocínio lógico, estratégia e, especialmente, trabalho em equipe. Este último por sua vez permite não só o desenvolvimento de uma habilidade fundamental na maioria das profissões e na vida em sociedade, como também dá oportunidade para que estudantes mais tímidos/deslocados possam integrar-se em grupos de trabalho. É notável dizer que esta integração deve ocorrer de maneira suave e cuidadosa, para que não surta efeito contrário e acabe afastando ainda mais estes alunos. Os jogos são um elemento comum na vida de jovens, logo é correto esperar que esta seja uma prática relativamente bem-vista por eles, porém, é importante fazer com que estas atividades priorizem seu mérito educacional e integrativo. Outro ponto importante a ser tratado com relação a alunos mais tímidos, são os jogos educacionais virtuais, que ganharam força durante a pandemia do Covid-19 devido à necessidade de distanciamento social, mas que provarem ser bastante favoráveis e não devem ser descartados na volta às aulas presenciais.

  • Keywords
  • Jogos, Relações, Trabalho em equipe.
  • Modality
  • Pôster
  • Subject Area
  • Anais 2022 - Literatura e Formação Humana: a poética de ser
Back Download

O Congresso Nacional de Ciência e Educação, abordou em sua terceira edição, ocorrida no período de 12 a 16 de setembro de 2022, o tema: "Razão e Emoção: Pela linguagem dos afetos e sensibilização dos conhecimentos". A temática central ressalta a educação a partir da razão e emoção em busca de transformar o homem a partir da apropriação de conhecimentos científicos, com o intuito de perpetuar tais conhecimentos por gerações, a fim de que conheçam técnicas e se apropriem para conduzir cultura e fazer história, no espaço e tempo em que se vive, dentro da comunidade de maneira afetiva É sabido que a educação é o caminho mais profícuo para o crescimento pessoal e profissional de qualquer pessoa, é por ela e para ela que todos os esforços desse grande evento foram despendidos. O processo de educar ultrapassa os livros e as teorias, vai além daquilo que é escrito e tece para si uma série de conexões, de modo a promover relações e afetos. O III CONCED, com enfoque na iniciação científica, confirma o nosso desejo de diálogo com outros saberes, considerando que o diálogo é o caminho mais viável para os processos de autoafirmação e reconhecimento das diferenças, elementos essenciais para a convivência em um mundo cada vez mais plural. Os grupos temáticos deram sustentação ao tema central, promovendo discussões, reflexões e novas formas de pensar, estimular o envolvimento da comunidade discente e docente na pesquisa científica, sendo esta fonte essencial na busca e apreensão de novos conhecimentos, apontando as diretrizes para o desenvolvimento dos trabalhos acadêmicos e científicos apresentados nos artigos deste livro.

Comissão Organizadora

Cental de atendimento 

Praça Dom João Costa, nº 511, Santo Antônio. 59.611-120

Contato: (84) 3318-7668

e-mail: conced@catolicadorn.com.br

Editora Chefe: Karidja Kalliany Carlos de Freitas Moura

Projeto Gráfico/ Designer: Antônio Laurindo de Holanda Paiva Filho e Edvaldo Rodrigues Júnior

Diagramação: Luciana Fernandes Queiroz Amorim e Marina Evelyn da Costa Soares

Publicação: Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.

FCRN, Faculdade Católica do Rio Grande do Norte

Praça Dom João Costa, 511 - Bairro Santo Antônio.

Mossoró/RN | CEP 59.611-120

(84) 3318-7648

E-mail: extencao@catolicadorn.com.br

Site: www.catolicadorn.com.br

 

Editoração:

Liandra Chirley Medeiros da Silva

Luciana Fernandes Queiroz Amorim

Marciana Bizerra de Morais

Marina Evelyn da Costa Soares

Nayla de Freitas Fernandes

 

Comissão Organizadora

Leonardo Cassiano Paiva de Assis

Maria Thayná Nogueira Pereira

Marciana Bizerra de Morais

Marina Evelyn da Costa Soares

Luciana Fernandes Queiroz Amorim

Cecília Moura de Oliveira

 

Comissão Científica

Adriana de Lima Teixeira
Adriana Martins de Oliveira
Mona Lisa Silva

 

Autor Corporativo

Faculdade Católica do Rio Grande do Norte

Rua: Doutor João Marcelino, 511 - Santo Antônio, Mossoró - RN, 59611-030 / conced@catolicadorn.com.br

 

Periocidade da publicação

Anual

 

Idiomas

Português