A aplicação de metodologias alternativas de ensino tem sido há muito cobrada por alunos que demonstram insatisfação com as metodologias tradicionais. Neste contexto, este trabalho busca produzir e aplicar jogos educacionais com objetivo de não apenas trabalhar os conteúdos escolares com os estudantes, mas também desenvolver suas habilidades e relações interpessoais. Os jogos trazem em sua prática o exercício de ações como raciocínio lógico, estratégia e, especialmente, trabalho em equipe. Este último por sua vez permite não só o desenvolvimento de uma habilidade fundamental na maioria das profissões e na vida em sociedade, como também dá oportunidade para que estudantes mais tímidos/deslocados possam integrar-se em grupos de trabalho. É notável dizer que esta integração deve ocorrer de maneira suave e cuidadosa, para que não surta efeito contrário e acabe afastando ainda mais estes alunos. Os jogos são um elemento comum na vida de jovens, logo é correto esperar que esta seja uma prática relativamente bem-vista por eles, porém, é importante fazer com que estas atividades priorizem seu mérito educacional e integrativo. Outro ponto importante a ser tratado com relação a alunos mais tímidos, são os jogos educacionais virtuais, que ganharam força durante a pandemia do Covid-19 devido à necessidade de distanciamento social, mas que provarem ser bastante favoráveis e não devem ser descartados na volta às aulas presenciais.
O Congresso Nacional de Ciência e Educação, abordou em sua terceira edição, ocorrida no período de 12 a 16 de setembro de 2022, o tema: "Razão e Emoção: Pela linguagem dos afetos e sensibilização dos conhecimentos". A temática central ressalta a educação a partir da razão e emoção em busca de transformar o homem a partir da apropriação de conhecimentos científicos, com o intuito de perpetuar tais conhecimentos por gerações, a fim de que conheçam técnicas e se apropriem para conduzir cultura e fazer história, no espaço e tempo em que se vive, dentro da comunidade de maneira afetiva É sabido que a educação é o caminho mais profícuo para o crescimento pessoal e profissional de qualquer pessoa, é por ela e para ela que todos os esforços desse grande evento foram despendidos. O processo de educar ultrapassa os livros e as teorias, vai além daquilo que é escrito e tece para si uma série de conexões, de modo a promover relações e afetos. O III CONCED, com enfoque na iniciação científica, confirma o nosso desejo de diálogo com outros saberes, considerando que o diálogo é o caminho mais viável para os processos de autoafirmação e reconhecimento das diferenças, elementos essenciais para a convivência em um mundo cada vez mais plural. Os grupos temáticos deram sustentação ao tema central, promovendo discussões, reflexões e novas formas de pensar, estimular o envolvimento da comunidade discente e docente na pesquisa científica, sendo esta fonte essencial na busca e apreensão de novos conhecimentos, apontando as diretrizes para o desenvolvimento dos trabalhos acadêmicos e científicos apresentados nos artigos deste livro.
Comissão Organizadora
Cental de atendimento
Praça Dom João Costa, nº 511, Santo Antônio. 59.611-120
Contato: (84) 3318-7668
e-mail: conced@catolicadorn.com.br
Editora Chefe: Karidja Kalliany Carlos de Freitas Moura
Projeto Gráfico/ Designer: Antônio Laurindo de Holanda Paiva Filho e Edvaldo Rodrigues Júnior
Diagramação: Luciana Fernandes Queiroz Amorim e Marina Evelyn da Costa Soares
Publicação: Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.
FCRN, Faculdade Católica do Rio Grande do Norte
Praça Dom João Costa, 511 - Bairro Santo Antônio.
Mossoró/RN | CEP 59.611-120
(84) 3318-7648
E-mail: extencao@catolicadorn.com.br
Site: www.catolicadorn.com.br
Editoração:
Liandra Chirley Medeiros da Silva
Luciana Fernandes Queiroz Amorim
Marciana Bizerra de Morais
Marina Evelyn da Costa Soares
Nayla de Freitas Fernandes
Comissão Organizadora
Leonardo Cassiano Paiva de Assis
Maria Thayná Nogueira Pereira
Marciana Bizerra de Morais
Marina Evelyn da Costa Soares
Luciana Fernandes Queiroz Amorim
Cecília Moura de Oliveira
Comissão Científica
Adriana de Lima Teixeira
Adriana Martins de Oliveira
Mona Lisa Silva
Autor Corporativo
Faculdade Católica do Rio Grande do Norte
Rua: Doutor João Marcelino, 511 - Santo Antônio, Mossoró - RN, 59611-030 / conced@catolicadorn.com.br
Periocidade da publicação
Anual
Idiomas
Português