OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS NAS INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO E A PATOLOGIZAÇÃO DO SOFRIMENTO

  • Author
  • Georgia Janine Oliveira Rosado Alves
  • Co-authors
  • Silvia Lara Araújo , Flávia Kamila Reinaldo Silva , Géssica Raquel Clemente Rodrigues
  • Abstract
  • Como uma maneira de renunciar ao discurso hegemônico que busca o imperativo da produtividade a todo custo, negligenciando os processos individuais de subjetivação e observando o papel singular dos sintomas de cada sujeito, esse trabalho foi produzido a partir de uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de analisar as intercorrências de diagnósticos nas crianças que estão em acolhimento institucional e as dificuldades encontradas na aprendizagem dessas crianças. Neste trabalho, foi apresentada de maneira sucinta a história do acolhimento institucional infantil no contexto brasileiro, com a intenção de demonstrar que existem estigmas arraigados às famílias em situação de pobreza e as crianças que passam pelo processo de acolhimento. Também, ressaltou-se as particularidades da experiência da institucionalização, principalmente em idade precoce, que possui efeitos consideráveis no desenvolvimento infantil e não podem ser negligenciados no exercício do cuidado. A análise proposta procurou problematizar as práticas tradicionais da clínica psicológica, que estão atravessadas por concepções patologizantes, reduzindo os problemas de ordem social, política e econômica à problemas biológicos ou familiares e situações de vulnerabilidade, limitando a discussão sobre a complexidade do processo de ensino e aprendizagem, muitas vezes tratado como um problema individual da criança ou adolescente, sendo imprescindível para o fazer do profissional Psicólogo, exercer  sua prática direcionada a escuta ética e radical dos sujeitos e não meros objetos rotulados em categorias de psiquiátricas.

  • Keywords
  • Aprendizagem, Acolhimento, Diagnóstico, Patologização.
  • Modality
  • Pôster
  • Subject Area
  • Anais 2022 - Psicologia
Back Download

O Congresso Nacional de Ciência e Educação, abordou em sua terceira edição, ocorrida no período de 12 a 16 de setembro de 2022, o tema: "Razão e Emoção: Pela linguagem dos afetos e sensibilização dos conhecimentos". A temática central ressalta a educação a partir da razão e emoção em busca de transformar o homem a partir da apropriação de conhecimentos científicos, com o intuito de perpetuar tais conhecimentos por gerações, a fim de que conheçam técnicas e se apropriem para conduzir cultura e fazer história, no espaço e tempo em que se vive, dentro da comunidade de maneira afetiva É sabido que a educação é o caminho mais profícuo para o crescimento pessoal e profissional de qualquer pessoa, é por ela e para ela que todos os esforços desse grande evento foram despendidos. O processo de educar ultrapassa os livros e as teorias, vai além daquilo que é escrito e tece para si uma série de conexões, de modo a promover relações e afetos. O III CONCED, com enfoque na iniciação científica, confirma o nosso desejo de diálogo com outros saberes, considerando que o diálogo é o caminho mais viável para os processos de autoafirmação e reconhecimento das diferenças, elementos essenciais para a convivência em um mundo cada vez mais plural. Os grupos temáticos deram sustentação ao tema central, promovendo discussões, reflexões e novas formas de pensar, estimular o envolvimento da comunidade discente e docente na pesquisa científica, sendo esta fonte essencial na busca e apreensão de novos conhecimentos, apontando as diretrizes para o desenvolvimento dos trabalhos acadêmicos e científicos apresentados nos artigos deste livro.

Comissão Organizadora

Cental de atendimento 

Praça Dom João Costa, nº 511, Santo Antônio. 59.611-120

Contato: (84) 3318-7668

e-mail: conced@catolicadorn.com.br

Editora Chefe: Karidja Kalliany Carlos de Freitas Moura

Projeto Gráfico/ Designer: Antônio Laurindo de Holanda Paiva Filho e Edvaldo Rodrigues Júnior

Diagramação: Luciana Fernandes Queiroz Amorim e Marina Evelyn da Costa Soares

Publicação: Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.

FCRN, Faculdade Católica do Rio Grande do Norte

Praça Dom João Costa, 511 - Bairro Santo Antônio.

Mossoró/RN | CEP 59.611-120

(84) 3318-7648

E-mail: extencao@catolicadorn.com.br

Site: www.catolicadorn.com.br

 

Editoração:

Liandra Chirley Medeiros da Silva

Luciana Fernandes Queiroz Amorim

Marciana Bizerra de Morais

Marina Evelyn da Costa Soares

Nayla de Freitas Fernandes

 

Comissão Organizadora

Leonardo Cassiano Paiva de Assis

Maria Thayná Nogueira Pereira

Marciana Bizerra de Morais

Marina Evelyn da Costa Soares

Luciana Fernandes Queiroz Amorim

Cecília Moura de Oliveira

 

Comissão Científica

Adriana de Lima Teixeira
Adriana Martins de Oliveira
Mona Lisa Silva

 

Autor Corporativo

Faculdade Católica do Rio Grande do Norte

Rua: Doutor João Marcelino, 511 - Santo Antônio, Mossoró - RN, 59611-030 / conced@catolicadorn.com.br

 

Periocidade da publicação

Anual

 

Idiomas

Português