Introdução
A Ansiedade leva o sujeito a uma situação de crise, já que rompe com o equilíbrio físico e psicológico. A necessidade de hospitalização e de intervenção cirúrgica potencializa as ameaças pelas quais ele passa, fazendo-o atravessar um momento de ansiedade que interfere no curso do seu tratamento e na sua recuperação. Atrelado a esse quadro soma-se frequentemente a falta de informação intensificando essa angustia, a assistência de enfermagem se apresenta como fundamental para transmitir confiança e segurança ao paciente o que contribui para diminuir sua angústia e ansiedade frente a uma situação, para ele, de risco.
Objetivo
Caracterizar os cuidados de enfermagem prestados a paciente em período pré-operatório.
Metodologia
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde foram realizadas buscas no período de março a abril de 2018, desenvolvida a partir de uma revisão de literatura baseada nas referências compiladas nas bases de dados da Scientific Electronic Libary Online (Scielo), LILACS, utilizando como descritores: Ansiedade, paciente cirúrgico, cuidados de enfermagem. O período pré-operatório envolve uma grande sobrecarga emocional para o doente e para os conviventes significativos, sendo por este motivo fundamental que a preparação psicológica se inicie com o contato entre o enfermeiro/doente ainda antes da intervenção cirúrgica. Tal analise visa às ações do enfermeiro que podem contribuir para minimizar o medo e a insegurança do paciente, contribuindo beneficamente com todo o processo no tratamento.
Resultados
Os resultados evidenciaram que os cuidados realizados estão voltados principalmente ao preparo físico do paciente com poucas orientações em relação ao procedimento cirúrgico, levando-o a angústias e aumentando a ansiedade no processo de hospitalização.
Conclusões
Conclui-se que a enfermagem deve buscar meios de realizar, no período pré-operatório mediato, na qual pudesse realizar uma avaliação, orientar o paciente sobre todos os passos do internamento em relação aos cuidados pré, trans e pós-operatórios, o que teria como consequência uma cirurgia mais tranquila. Pretende-se sensibilizar e influenciar hábitos dos profissionais de enfermagem para a necessidade de reconstrução de novas práticas no cuidado ao paciente cirúrgico no período pré-operatório.
Referencias
Santos, Marisa Manuela et al. A ansiedade, depressão e stresse no pré-operatório do doente cirúrgico. Revista de Enfermagem Referência. vol. IV n.3 Coimbra dez.2014. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832014000300002. Christóforo, Berendina Elsina et al. Cuidados de enfermagem realizados ao paciente cirúrgico no período pré-operatório. Revista da Escola de Enfermagem da USP. vol.43 no.1 São Paulo Mar.2009.Disponívelem:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000100002. Costa, Veridiana et al. O pré-operatório e a ansiedade do paciente: a aliança entre o enfermeiro e o psicólogo. Revista da SBPH. Vol.13 no.2 RiodeJaneirodez.2010.Disponívelem:http://pepsic.bvsalud.org/scielophp?script=sci_arttext&pid=S1516-08582010000200010.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)