A ANSIEDADE NO PRÉ-OPERATÓRIO DO PACIENTE CIRÚRGICO: O OLHAR DO ENFERMEIRO

  • Autor
  • André Luis Gonçalves Fernandes
  • Co-autores
  • Anny Cleia Gomes Alecrim , Elson Dantas da Costa Júnior
  • Resumo
  •  

    Introdução

    A Ansiedade leva o sujeito a uma situação de crise, já que rompe com o equilíbrio físico e psicológico. A necessidade de hospitalização e de intervenção cirúrgica potencializa as ameaças pelas quais ele passa, fazendo-o atravessar um momento de ansiedade que interfere no curso do seu tratamento e na sua recuperação. Atrelado a esse quadro soma-se frequentemente a falta de informação intensificando essa angustia, a assistência de enfermagem se apresenta como fundamental para transmitir confiança e segurança ao paciente o que contribui para diminuir sua angústia e ansiedade frente a uma situação, para ele, de risco.

    Objetivo

    Caracterizar os cuidados de enfermagem prestados a paciente em período pré-operatório.

    Metodologia

    Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde foram realizadas buscas no período de março a abril de 2018, desenvolvida a partir de uma revisão de literatura baseada nas referências compiladas nas bases de dados da Scientific Electronic Libary Online (Scielo), LILACS, utilizando como descritores: Ansiedade, paciente cirúrgico, cuidados de enfermagem. O período pré-operatório envolve uma grande sobrecarga emocional para o doente e para os conviventes significativos, sendo por este motivo fundamental que a preparação psicológica se inicie com o contato entre o enfermeiro/doente ainda antes da intervenção cirúrgica. Tal analise visa às ações do enfermeiro que podem contribuir para minimizar o medo e a insegurança do paciente, contribuindo beneficamente com todo o processo no tratamento.

    Resultados

    Os resultados evidenciaram que os cuidados realizados estão voltados principalmente ao preparo físico do paciente com poucas orientações em relação ao procedimento cirúrgico, levando-o a angústias e aumentando a ansiedade no processo de hospitalização.

    Conclusões

    Conclui-se que a enfermagem deve buscar meios de realizar, no período pré-operatório mediato, na qual pudesse realizar uma avaliação, orientar o paciente sobre todos os passos do internamento em relação aos cuidados pré, trans e pós-operatórios, o que teria como consequência uma cirurgia mais tranquila. Pretende-se sensibilizar e influenciar hábitos dos profissionais de enfermagem para a necessidade de reconstrução de novas práticas no cuidado ao paciente cirúrgico no período pré-operatório.

    Referencias

    Santos, Marisa Manuela et al. A ansiedade, depressão e stresse no pré-operatório do doente cirúrgico. Revista de Enfermagem Referência. vol. IV n.3 Coimbra dez.2014. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832014000300002. Christóforo, Berendina Elsina et al. Cuidados de enfermagem realizados ao paciente cirúrgico no período pré-operatório. Revista da Escola de Enfermagem da USP. vol.43 no.1 São Paulo Mar.2009.Disponívelem:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000100002. Costa, Veridiana et al. O pré-operatório e a ansiedade do paciente: a aliança entre o enfermeiro e o psicólogo. Revista da SBPH. Vol.13 no.2 RiodeJaneirodez.2010.Disponívelem:http://pepsic.bvsalud.org/scielophp?script=sci_arttext&pid=S1516-08582010000200010.

     

  • Palavras-chave
  • Orientação, cuidados de enfermagem, avaliação e hospitalização.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
Voltar

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

  • Enfermagem Cardiológica
  • Enfermagem Neonatal
  • Enfermagem Pediátrica
  • Enfermagem Terapia Intensiva
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
  • Enfermagem em Controle de Infecção
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
  • Saúde Experimental

Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695

Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

 

 

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

I CONECI  (anais clique aqui)