EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO DISSEMINAMENTO DO CONHECIMENTO PARA GESTANTES SOBRE OS CUIDADOS COM O RECÉM-NASCIDO

  • Autor
  • Taysa de Sousa Tolentino
  • Co-autores
  • Willames da Silva , Ana Karoline Rodrigues dos Anjos , Marilia Juliane Albuquerque Araújo , Ilana Vanina Bezerra de Souza
  • Resumo
  • Introdução: Promovendo ações de educação em saúde, o profissional de enfermagem

    pode utilizar, como estratégia de atuação, grupos de gestantes, buscando desenvolver

    um atendimento humanizado e a participação das mesmas no gerenciamento do

    cuidado. A Educação em Saúde constitui um conjunto de saberes e práticas orientadas

    para a prevenção de doenças e promoção da saúde, tornando-se uma construção

    cotidiana e coletiva, possivelmente inacabada (BRASIL,2016). Ao promover ações de

    educação em saúde, o profissional de enfermagem possibilita a autonomia da gestante

    quanto aos assuntos relativos aos cuidados com o recém-nascido, garante uma

    experiência interdisciplinar, visando à integração e entendimento frente às necessidades

    e proporciona um ambiente de aprendizagem e troca de saberes entre

    gestante/profissional (CAMILLO et al., 2016). Objetivo: Identificar como a educação

    em saúde influencia no conhecimento das gestantes sobre cuidados que se deve ter com

    o recém-nascido. Metodologia: estudo quantitativo e descritivo, realizadoem um

    projeto de extensão universitária intitulada “Grupo de Gestantes: Perspectiva para uma

    gestação, parto e puerpério”. A amostra contemplou 12 gestantes cadastradas e que

    frequentavam o projeto. A coleta de dados foi realizada no mês de novembro de 2018,

    após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Enfermagem e

    Medicina Nova Esperança FACENE/FAMENE, sob Protocolo no: 212/2018 e CAAE no

    00157118.0.0000.5179. O estudo seguiu os aspectos éticos preconizados pela Resolução

    COFEN 564/2017 vigente na época, que trata do código de ética dos profissionais de

    Enfermagem (COFEN, 2017). E pela Resolução CNS 466/12 no art. III, que implica no

    respeito ao participante da pesquisa em sua dignidade e autonomia, reconhecendo sua

    vulnerabilidade, assegurando sua vontade de contribuir e permanecer, ou não, na

    pesquisa, por intermédio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (BRASIL,

    2012). Resultados: 33,3% já têm filhos e 66,7% relata ser seu primeiro filho. Referente

    aos cuidados que precisam com recém-nascido após o nascimento (75%) das mães

    afirmou ter conhecimento e (25%) não tem conhecimento. Referente à higienização da

    genitália do RN (75%) relataram que sabem como se fazer e (25%) não sabem.

    Referente à importância da amamentação (91,6%) tem conhecimento sobre os

    benefícios da amamentação e (8,3%) não sabem qual a importância da amamentação.

    Conclusão: O estudo identificou uma alta porcentagem em todas as questões na melhor

    opção de cuidados, mostrando assim um autoconhecimento das gestantesacerca dos

    procedimentos descritos. Pode-se afirmar que a educação em saúde está intimamente

    relacionada com o cuidado e nos remete ao duplo papel exercido pelos profissionais de

    saúde que são tambémeducadores por excelência.

  • Palavras-chave
  • Autoconhecimento, Neonatologia, Enfermagem.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem Neonatal
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Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

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