MUSICOTERAPIA NO ALÍVIO DA DOR EM PACIENTES ONCOLÓGICOS

  • Autor
  • Paulo Victor Galdino Araújo
  • Co-autores
  • Anne Carolinne Marie dos Santos Gomes , Adriana Lira Rufino de Lucena , Simone Helena dos Santos Oliveira , Suellen Duarte de Oliveira Matos
  • Resumo
  •  

    MUSICOTERAPIA NO ALÍVIO DA DOR EM PACIENTES ONCOLÓGICOS

    Paulo Victor Galdino Araújo; Anne Carolinne Marie dos Santos Gomes; Adriana Lira Rufino de Lucena; Simone Helena dos Santos Oliveira; Suellen Duarte de Oliveira Matos.

    anne_carolinne32@hotmail.com

    Faculdade de Enfermagem Nova Esperança - FACENE

     

    INTRODUÇÃO: A dor associada ao câncer pode levar o paciente a uma variedade de sintomas físicos e/ou emocionais determinante até mesmo para o abandono do tratamento. Busca-se a necessidade de incluir práticas não invasivas e menos desagradáveis para o alivio dessa dor, a exemplo da musicoterapia que promove alívio, conforto, melhora a autoestima e o psicológico de pacientes oncológicos. A musicoterapia é a utilização de sons, melodias, harmonias, que tem a finalidade de promover bem-estar para o corpo e mente, atenuando no quadro clínico. É o campo da medicina que estuda a relação entre o som e o ser humano com o objetivo de abrir canais de comunicação para produzir efeitos terapêuticos que ajudem a controlar e aliviar a dor aguda e crônica (FRANCO; RODRIGUES, 2009). OBJETIVO: Identificar a intensidade da dor de acordo com a escala visual analógica antes e após a sessão de musicoterapia. MÉTODO: Trata-se de um estudo transversal, descritivo e de abordagem quantitativa. O estudo foi realizado no Hospital Napoleão Laureano entre os meses de Abril e Maio de 2018, de segunda a sexta das 06:00 às 07:00 horas no ambulatorial de quimioterapia. As sessões eram realizadas por diversos músicos que tocavam violão, teclado e sanfona. A população foi composta por 60 pacientes que recebiam tratamentos no hospital. A amostra foi constituída por 54 pacientes que estavam presentes no período da coleta de dados. O instrumento para coleta de dados foi um formulário semiestruturado e aplicação da Escala Verbal Numérica (EVN). Os dados foram estatisticamente analisados pelo software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) – versão 20.0). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança -FACENE, sob protocolo 52/2018 e CAAE: 85864318.2.0000.5179. RESULTADOS: Dos 54 dos pacientes com câncer, 34,63% (34) são do gênero feminino, 20,37% (20) masculino, 53,7% (29) casados e 53,7% (29) são aposentados. Em relação à avaliação da dor pela escala visual analógica antes e depois das sessões de musicoterapia, pôde-se notar que antes da sessão de musicoterapia, 16,7% (09) dos pacientes apresentavam dor leve, 51,9% (28) moderada e 31,4% (17) intensa. Após a sessão de musicoterapia os pacientes foram entrevistados novamente e relataram 81,5% (44) dor leve, 18,5% (10) dor moderada e nenhum paciente relatou sobre dores intensas. CONCLUSÃO: A influência da música na redução da dor mostrou-se favorável neste trabalho. Contudo, é importante ressaltar, que durante as sessões de musicoterapia os pacientes referiram que a música traz boas lembranças e emoções que afetam diretamente na diminuição da dor. Sugere-se novos estudos, com maior amostragem para fortalecer essas relações, seja em caráter qualitativo ou quantitativo.

     

    Descritores:  Musicoterapia, Oncologia, Dor.

     

    REFERÊNCIAS

     

    FRANCO, M; RODRIGUES, A. B. A música no alivio da dor de oncológicos, Einstein, v.7, n. 2, p. 147-151, 2009.

     

  • Palavras-chave
  • Musicoterapia, Oncologia, Dor.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
Voltar

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

  • Enfermagem Cardiológica
  • Enfermagem Neonatal
  • Enfermagem Pediátrica
  • Enfermagem Terapia Intensiva
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
  • Enfermagem em Controle de Infecção
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
  • Saúde Experimental

Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695

Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

 

 

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

I CONECI  (anais clique aqui)