MUSICOTERAPIA NO ALÍVIO DA DOR EM PACIENTES ONCOLÓGICOS
Paulo Victor Galdino Araújo; Anne Carolinne Marie dos Santos Gomes; Adriana Lira Rufino de Lucena; Simone Helena dos Santos Oliveira; Suellen Duarte de Oliveira Matos.
anne_carolinne32@hotmail.com
Faculdade de Enfermagem Nova Esperança - FACENE
INTRODUÇÃO: A dor associada ao câncer pode levar o paciente a uma variedade de sintomas físicos e/ou emocionais determinante até mesmo para o abandono do tratamento. Busca-se a necessidade de incluir práticas não invasivas e menos desagradáveis para o alivio dessa dor, a exemplo da musicoterapia que promove alívio, conforto, melhora a autoestima e o psicológico de pacientes oncológicos. A musicoterapia é a utilização de sons, melodias, harmonias, que tem a finalidade de promover bem-estar para o corpo e mente, atenuando no quadro clínico. É o campo da medicina que estuda a relação entre o som e o ser humano com o objetivo de abrir canais de comunicação para produzir efeitos terapêuticos que ajudem a controlar e aliviar a dor aguda e crônica (FRANCO; RODRIGUES, 2009). OBJETIVO: Identificar a intensidade da dor de acordo com a escala visual analógica antes e após a sessão de musicoterapia. MÉTODO: Trata-se de um estudo transversal, descritivo e de abordagem quantitativa. O estudo foi realizado no Hospital Napoleão Laureano entre os meses de Abril e Maio de 2018, de segunda a sexta das 06:00 às 07:00 horas no ambulatorial de quimioterapia. As sessões eram realizadas por diversos músicos que tocavam violão, teclado e sanfona. A população foi composta por 60 pacientes que recebiam tratamentos no hospital. A amostra foi constituída por 54 pacientes que estavam presentes no período da coleta de dados. O instrumento para coleta de dados foi um formulário semiestruturado e aplicação da Escala Verbal Numérica (EVN). Os dados foram estatisticamente analisados pelo software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) – versão 20.0). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança -FACENE, sob protocolo 52/2018 e CAAE: 85864318.2.0000.5179. RESULTADOS: Dos 54 dos pacientes com câncer, 34,63% (34) são do gênero feminino, 20,37% (20) masculino, 53,7% (29) casados e 53,7% (29) são aposentados. Em relação à avaliação da dor pela escala visual analógica antes e depois das sessões de musicoterapia, pôde-se notar que antes da sessão de musicoterapia, 16,7% (09) dos pacientes apresentavam dor leve, 51,9% (28) moderada e 31,4% (17) intensa. Após a sessão de musicoterapia os pacientes foram entrevistados novamente e relataram 81,5% (44) dor leve, 18,5% (10) dor moderada e nenhum paciente relatou sobre dores intensas. CONCLUSÃO: A influência da música na redução da dor mostrou-se favorável neste trabalho. Contudo, é importante ressaltar, que durante as sessões de musicoterapia os pacientes referiram que a música traz boas lembranças e emoções que afetam diretamente na diminuição da dor. Sugere-se novos estudos, com maior amostragem para fortalecer essas relações, seja em caráter qualitativo ou quantitativo.
Descritores: Musicoterapia, Oncologia, Dor.
REFERÊNCIAS
FRANCO, M; RODRIGUES, A. B. A música no alivio da dor de oncológicos, Einstein, v.7, n. 2, p. 147-151, 2009.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)