Avaliação da gravidade de pacientes internados em Terapia Intensiva pelo escore APACHE II

  • Autor
  • Cynthia Angelica Ramos de Oliveira Dourado
  • Co-autores
  • Maria Sandra Andrade , Lays Miranda da Silva Cabral , Mônica Alice Santos da Silva , Jaciara Milena de Arau?jo
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO: As Unidades de Terapia Intensiva são locais de atendimento de pacientes com alto risco de mortalidade, na prática clínica, muitos escores e sistemas foram desenvolvidos para quantificar a gravidade da doença, avaliar seu prognóstico e direcionar as intervenções terapêuticas. A heterogeneidade da assistência na terapia intensiva, o elevado custo dos cuidados e a chance real de óbito desencadearam o desenvolvimento e o refinamento de sistemas específicos. O sistema Acute Physiology and Chronic Health Evaluation (APACHE) e? o escore de avaliação do índice de mortalidade mais utilizado nas Unidades de Terapia Intensivas para Adultos, no qual baseia-se nos dados clínicos, fisiológicos e laboratoriais observados durante as primeiras 24 horas de internação para estimar a gravidade da doença, por meio de uma pontuação e a respectiva probabilidade de óbito, O cálculo e? obtido através da soma de três itens: A – variáveis fisiológicas; B – Idade; C – Doença crônica, o escore pode variar de 0 a 71 pontos, onde quanto maior o escore, maior a probabilidade de óbito do paciente.  OBJETIVO: Avaliar a razão de prevalência do índice de gravidade dos pacientes da UTI adulto do Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra através do escore APACHE II. MATERIAL E MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa de corte transversal em que o desfecho estudado, índice de mortalidade através do escore APACHE II dos pacientes da UTI adulto do Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra, foi analisado a luz da estatística analítica selecionados pelos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos. Foi utilizada uma amostra não probabilística por conveniência. O software Excel 2013 foi utilizado para a construção de um banco de informações e após a tabulação dos dados, estes foram exportados para o programa SPSS versão 21. RESULTADOS: Segundo os resultados obtidos, observou-se o predomínio de pacientes do sexo masculino, na faixa etária média de 40 anos, procedentes da Sala de Recuperação Pós Anestésica e da Emergência do Trauma. A especialidade diagnóstica mais identificada foi a de cunho neurocirúrgico. Notou-se que relacionado ao desfecho, 47,4% dos pacientes permaneceram na UTI após o período de 30 dias e que 19,3% evoluíram para o óbito, o que por sua vez evidencia a importância do APACHE II com a congruência do quadro clínico dos pacientes. CONCLUSÃO: Neste sentido, considera-se que o objetivo proposto foi atingido ao avaliar o índice de gravidade dos pacientes através do escore APACHE II, caracterizar a amostra de acordo com o sexo, a idade, o tempo de internamento prévio a? UTI, o setor de procedência, o diagnóstico e o desfecho e realizar a associação entre as variáveis preditoras com a variável do desfecho.

     

  • Palavras-chave
  • Cuidados críticos, APACHE, Índice de Gravidade de Doença
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem Terapia Intensiva
Voltar

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

  • Enfermagem Cardiológica
  • Enfermagem Neonatal
  • Enfermagem Pediátrica
  • Enfermagem Terapia Intensiva
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
  • Enfermagem em Controle de Infecção
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
  • Saúde Experimental

Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695

Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

 

 

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

I CONECI  (anais clique aqui)