INTRODUÇÃO: A manifestação de Lesão por Pressão (LP), em pessoas internadas pode ser utilizada como um indicador de qualidade dos cuidados prestados pela equipe de enfermagem. Quando nos referimos aos pacientes críticos dentro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), esse risco aumenta, pois muitos encontram-se com sedação, analgesia, em uso de drogas vasoativas e restritos ao leito. OBJETIVO: avaliar o perfil clínico de pacientes acometidos por lesão por pressão em Unidade de Terapia Intensiva. METODOLOGIA: estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa. Realizado na UTI adulto, do maior hospital público de atenção terciária do Estado do Ceará. Foram inseridos no estudo, 160 prontuários de pacientes que estavam internados na UTI durante o ano de 2017, que desenvolveram lesão por pressão no período de internação hospitalar. A coleta de dados ocorreu no período de agosto a novembro de 2018 com análise dos prontuários, através de um instrumento padronizado. RESULTADOS: Em relação a variável idade, prevaleceu pessoas maiores de 60 anos (54,4%). A maior parcela de pessoas, 81 eram do sexo masculino (50,6%). Segundo análise da Escala de Brande quanto ao risco de LP, 108 apresentaram risco muito elevado para o surgimento de lesão (67,5%). Em relação ao tempo de internação, 83 pacientes permaneceram internados por um período maior que quatro semanas (51,9%). Sobre a quantidade de lesões, predominou uma lesão nos casos avaliados (30,6%). Sobre após quantos dias surgiram as lesões, 58 pessoas já entraram na UTI com LP (36,3%), e 55 desenvolveram LP na UTI. CONCLUSÃO: A maior parte das lesões surgiram entre 01 a 02 semanas (34,4%). A mudança de decúbito não era realizada na maioria dos dados analisados (89,4%). Quanto ao desfecho dos casos confirmados, 55,6% foram a óbito, representando uma alta taxa de mortalidade.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)