CUIDADO HUMANIZADO AO PACIENTE EM UNIDADE TERAPIA INTENSIVA: O OLHAR DO ENFERMEIRO

  • Autor
  • José Fernando Macena do Nascimento
  • Co-autores
  • André Luís Gonçalves Fernandes , Andréa Daniele de Sousa , Anny Cleia Gomes Alecrim , Thamara Nunes de Oliveira
  • Resumo
  •  

    CUIDADO HUMANIZADO AO PACIENTE EM UNIDADE TERAPIA INTENSIVA: O OLHAR DO ENFERMEIRO

    José Fernando Macena do Nascimento; André Luís Gonçalves Fernandes; Andréa Daniele de Sousa; Anny Cleia Gomes Alecrim; Thamara Nunes de Oliveira.

    INTRODUÇÃO: A Unidade de Terapia Intensiva Institui o cuidado progressivo ao paciente crítico ou grave com os critérios de elegibilidade para admissão e alta, de classificação e de habilitação de leitos de Terapia Intensiva adulto, pediátrico, queimados e Cuidados Intermediários adulto e pediátrico no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS diante da portaria nº 895, de 31 de março de 2017. Humanizar é uma medida que visa, sobretudo, tornar efetiva a assistência ao indivíduo criticamente doente, considerando como um ser biopsicossocioespiritual. Além de envolver o cuidado ao paciente, a humanização estende-se a todos aqueles que estão envolvidos no processo saúde-doença neste contexto, que são, além do paciente, a família, a equipe multiprofissional e o ambiente. Esta prática deve incorporar os valores, as esperanças, os aspectos culturais e as preocupações de cada um. Requerendo dos profissionais, habilidades, como cuidador, observador, comunicador, reflexivo, aplicador dos conhecimentos científicos, e na tomada de decisões. OBJETIVOS: Verificar o cuidado humanizado da equipe de enfermagem prestado ao paciente. MATERIAL E MÉTODO: Foi utilizada uma vasta pesquisa bibliográfica, descritiva com abordagem qualitativa, de janeiro a março de 2019, mediante a revisão de literaturas em artigos e periódicos publicados com o assunto principal abordado “Cuidado Humanizado em Unidade de Terapia Intensiva” através das referências bibliográficas, por ser elaborada a partir de material já publicado, onde a humanização é o fator chave do referido assunto. RESULTADOS: Os resultados evidenciaram que o cuidado humanizado é pautado nos princípios da ética de forma individualizada. Não restringindo somente a técnica no fazer, mas também no sentido de ser, de expressar uma atitude por existir uma relação entre a equipe de enfermagem, paciente e a família. Onde há um diálogo, promoção de acolhimento, comprometimento, motivação, postura ética e moral, respeito ético e cultural do profissional com o paciente e a família. CONCLUSÃO: Foi observado que os profissionais de enfermagem defendem a humanização como respeito pelo ser humano, assistir ao paciente de forma holística e valorizar o paciente e sua família. Portanto amar, se dedicar ao próximo e prestar uma assistência de qualidade é praticar humanização consigo mesmo.

    PALAVRAS-CHAVE: Humanização da assistência, Exercício profissional, Relações Enfermeiro-Paciente e Família.

     REFERÊNCIAS

    VILA, Vanessa, ROSSI, Lídia Aparecida. O significado cultural do cuidado humanizado em unidade terapia intensiva: “muito falado e pouco vivido”. Revista latino-am enfermagem 2002 março-abril. Disponível em: www.scielo.br/pdf/rlae/v10n2/10506.

    SALICIO, Dalva Magali, GAIVA, Maria Aparecida. O significado de humanização da assistência para enfermeiros que atuam em unidade terapia intensiva. Revista eletrônica de enfermagem. Volume 8, número 3, páginas 370 – 376, 2006. Disponível em: http://www.fen.ufg.br/revista/revista8_3/v8n3a08.htm.  

    MAIA, Luiz Faustino. Humanização em unidade de terapia intensiva: a enfermagem e o cuidado humanizado. Revista cientifica de enfermagem. São Paulo: volume 1, número 1, páginas 6-11, 2010. Disponível em: https://www.recien.com.br/index.php/recien/article/view/2/3.

     

  • Palavras-chave
  • Humanização da assistência, Exercício profissional, Relações Enfermeiro-Paciente e Família.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem Terapia Intensiva
Voltar

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

  • Enfermagem Cardiológica
  • Enfermagem Neonatal
  • Enfermagem Pediátrica
  • Enfermagem Terapia Intensiva
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
  • Enfermagem em Controle de Infecção
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
  • Saúde Experimental

Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695

Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

 

 

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

I CONECI  (anais clique aqui)