Introdução: A criança é um ser especial que possui como principal característica a capacidade de crescer e desenvolver-se. Por isso, a hospitalização significa para a criança um fator de estresse por ficar vulnerável a mudança de rotina e da relação intrafamiliar, e a procedimentos dolorosos, que associados à sua imaturidade, podem ser geradores de traumas passageiros ou mesmo permanentes. Objetivos: investigar e descrever quais os trabalhos científicos que foram publicados entre os anos de 2009 e 2019, relacionados ao uso Brinquedo Terapêutico. Metodologia: Estudo exploratório, qualitativo, do tipo revisão integrativa da literatura abrangente, para a qual foram seguidas seis distintas etapas: identificação do tema e seleção da hipótese ou questão de pesquisa para a elaboração da revisão integrativa; estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão de estudos e amostragem ou busca na literatura; definição das informações a serem extraídas dos estudos; avaliação dos estudos incluídos na revisão integrativa; interpretação dos resultados e apresentação da revisão e síntese do conhecimento. Resultados: Foram encontrados 74 artigos, porém quando considerados os critérios de inclusão restaram 22 artigos, sendo encontrados seis na Lilacs, dois na Scielo e 14 em ambas. Durante a análise dos artigos surgiram quatro categorias temáticas, a saber: o brinquedo terapêutico como facilitador na adesão do tratamento; o brinquedo terapêutico como estratégia no alívio das tensões diante dos procedimentos; o brinquedo terapêutico como instrumento que viabiliza a compreensão da realidade da criança e o brinquedo terapêutico como instrumento essencial do cuidar em Pediatria. Conclusão: o Brinquedo Terapêutico permite ao enfermeiro estabelecer com a criança a comunicação eficaz e imprescindível no processo do cuidar. Facilitando, assim, a implementação e a organização da operacionalização do processo de enfermagem.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)