INTRODUÇÃO: A Simulação clínica é um método que vem ganhando destaque nos cursos da área de saúde, sendo que utilizado para guiar as aulas práticas de Unidade de Terapia Intensiva. Durante as atividades práticas, o docente cria oportunidades de discussões e reflexões a respeito das ações que são de competência do técnico em enfermagem neste âmbito, proporcionando assim, aperfeiçoamento no ensino-aprendizagem para os discentes, cabendo-lhe mediar e dar suporte para as atividades executadas (SILVA; FERREIRA; APOSTOLIDIS; SAUTHIER, 2016). OBJETIVO: O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada por duas acadêmicas do curso técnico em enfermagem durante a realização de aulas práticas utilizando o método de simulação clínica. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de natureza descritiva, do tipo relato de experiência. Proveniente de duas aulas práticas da disciplina de Cuidados de Enfermagem ao Cliente / Paciente em Estado Grave (83h), cuja disciplina está presente no 5º módulo da matriz curricular do curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco- Campus Belo Jardim. As aulas foram realizadas no laboratório do bloco de enfermagem utilizando um manequim simulador e matérias presentes no laboratório. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Durante as aulas pudemos realizar a simulação de atendimento a um cliente com um quadro de Insuficiência Renal. Através do caso, realizamos os procedimentos dos mais variados que são competência do técnico em enfermagem, podendo aprimorar a técnica aprendida em sala de aula, tais como: banho no leito, administração de medicações, realização de curativos de drenos, colostomias, traqueostomia, lesões cutâneas, acessos centrais e realizar a troca de cadarço de uma traqueostomia. Observamos também algumas técnicas que são realizadas por enfermeiros em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), como por exemplo, a técnica relacionada a Pressão Venosa Central (PVC). Ademais, foi realizado discussões em relação as principais medicações utilizadas na UTI e seus efeitos, simulação de abertura de horário de medicações, balanço hídrico, sondagens, revisão dos tipos de desbridamento e coberturas para lesões. As atividades realizadas vieram para fortalecer ainda mais o conhecimento de nós acadêmicos, bem como auxiliar na melhoria do atendimento e proporcionar ainda mais conforto ao cliente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com as aulas práticas realizadas, evidenciou-se que houve uma contribuição para o nosso aprendizado, visto que o saber não é formado apenas pelas teorias, mas também pela prática. Sendo de fundamental importância, para colocarmos em execução todos os conhecimentos que foram adquiridos em sala de aula, e nos aprofundarmos ainda mais, visto que são nas aulas práticas que encontramos as nossas dificuldades e, assim, buscamos com a aplicabilidade melhorar as ações para o exercício profissional. REFERÊNCIA: SILVA, Rafael Celestino da; FERREIRA, Márcia de Assunção; APOSTOLIDI, Thémis; SAUTHIER, Marta. Práticas de cuidado de enfermagem na terapia intensiva: Análise segundo a ética da responsabilidade. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 20, n. 4, 2016.
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Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
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