INTRODUÇÃO: A Iniciação Científica é compreendida como um instrumento para a melhoria do ensino e da aprendizagem, interferindo positivamente e diretamente no desenvolvimento e na compreensão dos discentes em relação aos conceitos científicos, objetivando assim, melhor capacitação profissional, auxiliando os acadêmicos a agirem de maneira crítica, a buscarem conhecimentos e entenderem a importância da pesquisa científica (MARAN; TOSTES; MELO; SPIGOLON; TESTON, 2017). OBJETIVO: Relatar a experiência das discentes monitoras na construção de um manual didático para o uso na disciplina de Iniciação Científica, apresentando a sua importância para o ensino-aprendizagem. METODOLOGIA: O presente resumo, caracteriza-se como um relato de experiência vivenciado durante o programa de monitoria para a construção de um manual didático no qual, foi elaborado pelas discentes monitoras da disciplina de Iniciação Científica de Enfermagem, do curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco- Campus Belo Jardim. A monitoria foi realizada no II semestre do ano letivo de 2018, no período de agosto a dezembro, onde a mesma foi dividida em dois momentos: no primeiro momento foi produzido o material em formato de manual consultivo, no período de agosto a outubro, no segundo momento, realizou-se atendimento aos discentes até o término do programa de monitoria. Para elaboração do manual, foram utilizadas várias fontes, tais como: livros, artigos e normas da ABNT. O material produzido contém oito capítulos onde são abordados vários tópicos em relação aos tipos de conhecimentos, os processos dos métodos científicos, tipos de pesquisa, os elementos que compõem um trabalho acadêmico, etapas para construção de um projeto de pesquisa, citações e referências. Todos os capítulos foram corrigidos e discutidos pelas docentes coordenadoras. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Os conteúdos abordados no manual foram cuidadosamente selecionados e a abordagem utilizada facilitou no estudo dos discentes, sendo desenvolvido para auxiliá-los e direcioná-los na produção de trabalhos acadêmicos e científicos contribuindo assim, para um melhor desempenho, tanto na disciplina presente na grade curricular do curso técnico, quanto na área de pesquisa. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com a construção desse material, percebeu-se que houve uma aquisição de conhecimentos e experiências relacionados a sua construção, tanto para as monitoras quanto para os discentes que participaram da monitoria, pois os mesmos obtiveram bons resultados na disciplina. Esse programa de monitoria ofertado oportunizou o desenvolvimento de habilidades técnicas das monitoras e aprofundamento teórico em relação aos conteúdos já vistos, proporcionando assim, o aperfeiçoamento acadêmico das mesmas. REFERÊNCIA: MARAN, Edilaine; TOSTES, Maria Fernanda do Prado; MELO, Willian Augusto de; SPIGOLON, Dandara Novakowski; TESTON, Elen Ferraz. Habilidades e dificuldades técnico-científicas dos acadêmicos de enfermagem durante a monitoria de semiotécnica. Revista de Enfermagem UFPE on line, Recife, v. 11 n. 5, p. 1819-25, 2017.
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Equipe Editorial
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Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
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