INTRODUÇÃO: O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é uma das principais causas de internações no Brasil, sendo caracterizado por uma isquemia prolongada dos cardiomiócitos causada por vasoespasmo e/ou obstrução coronariana aterosclerótica. Isto posto, a assistência de enfermagem torna-se fundamental durante o atendimento inicial desses pacientes, bem como durante todas as fases do tratamento a ser implementado. Deste modo, torna-se necessário o emprego do processo de enfermagem para promover um nível competente de cuidados, para o manejo efetivo de pacientes com IAM. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos durante a elaboração de um plano de cuidados a um paciente com infarto do miocárdio. METODOLOGIA: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por acadêmicos de enfermagem do Centro Universitário Estácio do Ceará, em uma instituição de Atenção Terciária na cidade de Fortaleza, referência em cardiologia, durante a disciplina Ensino Clínico em Saúde do Adulto e do Idoso, durante o período de Novembro de 2018. RESULTADOS: Durante a graduação a articulação entre teoria e prática é imprescindível para que o acadêmico de enfermagem desenvolva o pensamento crítico e sua capacidade de tomar decisões. O processo de enfermagem enquanto método permite ao acadêmico identificar os problemas reais e potenciais a partir de cinco etapas: investigação, diagnósticos de enfermagem, planejamento dos resultados, implementação da assistência de enfermagem e avaliação da assistência. No entanto, o uso das taxonomias NANDA, NOC, NIC, ainda gera muitas dúvidas durante a elaboração do plano de cuidados. O paciente com IAM apresenta um quadro clínico complexo, o qual dificulta a identificação dos problemas de enfermagem e consequentemente a elaboração de diagnósticos adequados ao caso. Ressalta-se que ao longo das atividades práticas em situação real de assistência, fatores como a ansiedade, medo e as restrições decorrentes do próprio adoecimento, o curto período de tempo para desenvolver o cuidado, dificultam a coleta das informações referentes ao paciente, desafiando os acadêmicos no referente às habilidades para comunicar-se, bem como, para o correto processamento das informações obtidas e sua utilização para a construção de um plano de cuidados efetivo. O emprego das taxonomias NOC e NIC torna-se um desafio, uma vez que durante a graduação, muitos alunos não estão aptos a utilizar corretamente os sistemas de classificação, resultando na escolha equivocada de resultados e intervenções. CONCLUSÃO: A interligação de diversos conhecimentos e habilidades torna a elaboração de um plano de cuidados um desafio ao acadêmico de enfermagem do 5º período. Faz-se necessário a utilização de metodologias ativas para o ensino que articulem teoria e prática, favorecendo o aprendizado significativo do processo de enfermagem e taxonomias NANDA, NOC e NIC favorecendo a elaboração de planos de cuidados efetivos para o cuidado de pacientes com IAM.
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Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
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Publicação Anual
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