A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NO SERVIÇO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

  • Autor
  • KEYZE MIRELLY CARNEIRO DA SILVA FERREIRA
  • Co-autores
  • DAYANE DE SANTANA MELO , PATRÍCIA DA CRUZ ARARUNA OLIVEIRA
  • Resumo
  •  

    Introdução: Acolher consiste em recepcionar o indivíduo e ouvir suas queixas através de uma escuta qualificada, responsabilizando-se integralmente por ele. Entretanto, a superlotação dos serviços de urgência e emergência influencia diretamente na diminuição da qualidade da assistência prestada. À vista disso, em 2004, a Política Nacional de Humanização elaborou diretrizes para a implementação da classificação de risco no acolhimento do usuário com a finalidade de organizar o fluxo de clientes e humanizar o atendimento. Objetivo: Este trabalho tem por finalidade evidenciar a importância do instrumento de classificação de risco no acolhimento dos clientes em serviços de urgência e emergência. Material e Método: Estudo elaborado através da revisão integrativa da literatura a partir da busca online de artigos publicados na Biblioteca Virtual de Saúde, Base de Dados de Enfermagem, Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, em português, tendo como assuntos principais: acolhimento, triagem e enfermagem em emergência. A busca resultou em 34 artigos, sendo excluídos os que não correspondem à temática abordada pelo estudo e ao período de 2014 a 2018, utilizando-se três estudos para a construção do presente trabalho. Resultados: A assistência humanizada prestada ao usuário no pronto atendimento utilizando a classificação de riscos deve estar fundamentada em protocolos para garantir maior resolutividade dos problemas. O Sistema de Triagem de Manchester, um dos protocolos mais utilizados, foi elaborado por médicos e enfermeiros e possui cinco níveis estabelecidos por cores, classificando o usuário de acordo com o grau de urgência. Esse protocolo orienta o enfermeiro, através de fluxogramas, na definição de prioridades e o tempo de espera para o atendimento médico de acordo com a cor definida, no qual a cor vermelha determina atendimento imediato (emergente); laranja (muito urgente), atendimento em 10 minutos; amarela (urgente), 60 minutos; verde (pouco urgente), 120 minutos; azul (não urgente), 240 minutos. Conclusão: O acolhimento do usuário com classificação de risco no setor de urgência e emergência é de fundamental importância, pois, a identificação e priorização do atendimento, facilita a organização do fluxo assistencial e proporciona o discernimento de casos graves, que necessitam de atendimento imediato, e dos não graves. Ademais, a assistência humanizada e de qualidade ajuda a diminuir a sobrecarga do pronto atendimento, sendo fundamental para a reorganização dos serviços de referência e contra referência.

     

  • Palavras-chave
  • Acolhimento, Emergências, Cuidados de Enfermagem
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
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Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
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Publicação Anual  

Idioma 
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