VIVÊNCIA DE GRADUANDAS EM ENFERMAGEM NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA “POSTO DE ATENDIMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS”: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Keyze Mirelly Carneiro da Silva Ferreira
  • Co-autores
  • Eloiza Félix Matias , Dayane de Santana Melo , Erivãnia Fonseca da Silva , Albertina Martins Gonçalves
  • Resumo
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    Introdução: As situações de emergências são inesperadas, podendo acometer qualquer indivíduo, sendo necessária a intervenção inteligente. Entretanto, a presença de profissionais dos serviços de primeiros socorros nem sempre é imediata. A extensão universitária “Posto de Atendimento de Primeiros Socorros”, propõe a capacitação dos estudantes da saúde para a realização de atendimentos imediatos às urgências e emergências. O projeto de extensão universitária contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências, além de fortalecer o processo de aprendizagem e ampliar os conhecimentos fundamentais para a formação profissional. Objetivo: Relatar a vivência de discentes de enfermagem inseridos em um projeto de extensão denominado “Posto de Atendimento de Primeiros Socorros” que tem como foco a capacitação dos acadêmicos para a prestação de atendimento em urgências e emergências. Método: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo de caráter qualitativo, tipo relato de experiência, desenvolvido a partir da vivência de discentes de enfermagem que participaram do projeto de extensão durante o ano de 2018. Resultados: O projeto é constituído por dois módulos, sendo o módulo I caracterizado por um treinamento em primeiros socorros básico e avançado realizado no período de quatro meses. O segundo módulo trata-se do atendimento imediato e provisório as urgências e emergências ocorridas no Campus Universitário. O curso é voltado para estudantes que concluíram ou estejam cursando no mínimo o terceiro período da graduação em enfermagem, medicina, educação física, fisioterapia, odontologia ou fonoaudiologia. O curso aborda as condutas necessárias frente às situações de urgência e emergência clínica, psiquiátricas e traumatológica. No segundo semestre, o discente realiza dois plantões durante a semana no turno matutino, vespertino ou noturno no referido posto da instituição, supervisionados pelo professor coordenador. A demanda é espontânea, com atendimentos dentro do posto ou quando acionadas para ocorrências externas na qual a vítima encontra-se impossibilitada de dirigir-se ao Posto de Atendimento de Primeiros Socorros. A prática desta intervenção possibilita realizar a verificação de pressão arterial, imobilizações, curativos, entre outros procedimentos, com registros de todas as ocorrências na ficha de atendimento para o respaldo e segurança da vítima e do discente. Quando as situações não conseguem ser solucionadas, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é acionado para continuidade dessa assistência, com encaminhamento para a instituição de referência. Conclusão: Conclui-se, portanto, que a preparação das graduandas na extensão é de suma importância, pois além de contribuir para o fortalecimento do processo de aprendizado, confere maior autonomia e segurança na prestação de atendimento em situações de urgência e emergência, respeitando-se suas atribuições, em prol da formação profissional qualificada.

     

  • Palavras-chave
  • Primeiros socorros, Educação em saúde, Capacitação profissional
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
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Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

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