PROCESSO DE TRABALHO DE ENFERMAGEM E A OCORRÊNCIA DE EVENTOS ADVERSOS EM TERAPIA INTENSIVA

  • Autor
  • Letícia Maria de Melo Sarmento
  • Co-autores
  • Pollyanna Dutra Sobral , Andréia de Fátima Trindade de Mendonça
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO: A atitude para segurança do paciente faz repensar os processos de assistência com o intuito de identificar a ocorrência das falhas antes que causem eventos adversos aos pacientes na atenção à saúde. Assim, é importante conhecer quais são os processos mais críticos e, portanto, com maior probabilidade de ocorrência, para que seja possível desenvolver ações eficazes de prevenção. Dá-se então a importância de conhecer a definição de Evento Adverso (EAs) como danos desnecessários à saúde que podem ser evitados. A utilização de indicadores de qualidade, como instrumento para subsidiar o cuidado, podem ser utilizados como uma ferramenta para orientar o processo de melhoria da qualidade em serviços de saúde. Tendo a possibilidade de entender que o indicador é uma ferramenta que mede a avaliação sinalizando para uma situação da realidade, nessa perspectiva, os indicadores de processo mensuram o desenvolvimento das atividades, possibilitando seu monitoramento e a tomada de decisão, no sentido de melhoria desses processos e melhora nos resultados.

    OBJETIVO: Avaliar o processo de trabalho de enfermagem relacionado à ocorrência de eventos adversos em uma Unidade de Terapia Intensiva. 

    MÉTODOS:  Este foi um estudo observacional, descritivo de abordagem quantitativa. Foram realizadas um total de 44 observações em uma unidade de terapia intensiva geral adulto. A coleta de dados deu-se no período de 20 de abril de 2018 a 15 de setembro de 2018. Dados sociodemográficos e clínicos foram coletados, juntamente à dados relacionados aos indicadores de processo na prevenção de eventos adversos e dados secundários quanto a incidência dos mesmos. Para análise descritiva, foram utilizados média e desvio padrão (dados numéricos) e frequência percentual (dados categóricos), considerando o nível de significância de p<0,05.

    RESULTADOS: Os pacientes eram em sua maioria do sexo masculino (56,8%). Quanto a idade variou 54±18. A incidência dos Eventos Adversos, foi um total de 56 eventos relacionados a extubação não planejada, saída de sondas enterais não planejadas, perda do acesso venoso central e surgimento da lesão por pressão. Destacando-se a perda de SNG/SNE deu-se em 25 dos pacientes, a perda do TOT/TQT deu-se em um total de 12 pacientes, a perda de AVC ocorreu em 05 episódios. A lesão por pressão acometeu 14 dos pacientes. 

    CONCLUSÃO: Os dados em sua maioria condizem com o encontrado na literatura, existindo uma relevante incidência de eventos adversos, apesar das atividades promovidas para a prevenção. A utilização de protocolos na unidade mostra que existe um processo de trabalho em andamento para proporcionar melhorias para a qualidade da assistência. O que deveria ser melhor trabalhado seria o conhecimento e a adesão dos profissionais a esses instrumentos.

     

  • Palavras-chave
  • Cuidados de Enfermagem, Segurança do Paciente, Unidade de Terapia Intensiva, Indicadores de Qualidade.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem Terapia Intensiva
Voltar

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

  • Enfermagem Cardiológica
  • Enfermagem Neonatal
  • Enfermagem Pediátrica
  • Enfermagem Terapia Intensiva
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
  • Enfermagem em Controle de Infecção
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
  • Saúde Experimental

Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695

Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

 

 

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

I CONECI  (anais clique aqui)