Fatores Relacionados à Ocorrência de Insuficiência Renal Aguda na Unidade de Terapia Intensiva: Revisão Integrativa

  • Autor
  • Sarah Glícia Medeiros Dantas
  • Co-autores
  • Alcivan Nunes Vieira , Natália Teixeira Fernandes , Evilamilton Gomes de Paula , Anne Caroline Brito de Carvalho
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO

    A Insuficiência Renal Aguda (IRA) é uma patologia responsável por muitas internações em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Sua incidência varia entre 30% a 60% nos pacientes admitidos em UTI, com uma taxa de mortalidade superior a 23%.

    Fisiologicamente caracteriza-se por uma diminuição abrupta da Taxa de Filtração Glomerular (TFG), causando o acúmulo de metabólitos e o desequilíbrio hidro eletrolítico.

    A IRA pode ser de etiologia pré renal, renal e pós renal. Estudos apontam que algumas intervenções terapêuticas e diagnósticas também são responsáveis pela instalação da IRA. Na UTI, destacam-se: a Ventilação Mecânica Invasiva (VMI) e o uso medicamentos com ação nefrotóxica.

    Neste sentido, propõe-se uma a Revisão Integrativa da Literatura com a seguinte questão: quais condições clínicas, intervenções diagnósticas e terapêuticas estão associadas à ocorrência de IRA na UTI?

    OBJETIVO

    Descrever condições clínicas, intervenções diagnósticas e terapêuticas relacionadas à ocorrência de IRA na UTI.

    METODOLOGIA

    Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura estruturada nas seguintes etapas: identificação do tema, seleção da hipótese, formulação da pergunta norteadora, elaboração dos critérios de inclusão e exclusão dos estudos, definição das informações que devem ser extraídas da pesquisa, avaliação dos estudos selecionados, interpretação dos resultados e síntese dos dados colhidos.

    A amostra inicial foi de 1.729 artigos distribuídos da seguinte forma: 1.178 na PubMed, 537 no Medline e 13 no Lilacs. Após a leitura do título, resumo e descritores foram selecionados 114 estudos. Em seguida procedeu-se a leitura do resumo, objetivos e resultados de cada artigo o que possibilitou a delimitação de um corpus composto por 45 trabalhos; a etapa seguinte foi a de leitura completa dos textos e extração das informações, resultando no total de 25 estudos selecionados.

    RESULTADOS

    Foram identificados dois ou mais eventos em cada artigo pesquisado. Dessa forma, a sepse e os medicamentos nefrotóxicos aparecem como desencadeadoras da IRA na maior parte dos artigos pesquisados, sendo citadas em 15 estudos.

    Como condições clínicas, citadas em quinze artigos, destaca-se a sepse; discloremia (hipercloremia e hipocloremia associada a sepse); asfixia perinatal; prematuridade; complicações obstétricas; síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) e idade avançada.

    As intervenções diagnósticas, citadas em dois artigos, remetem-se ao uso do contraste.

    As intervenções terapêuticas, citadas em doze artigos, são compostas pela sobrecarga de fluidos (pós cirúrgico com o uso de circulação extracorpórea); medicamentos nefrotóxicos (antibióticos beta lactâmicos, vancomicina, vasopressores, contraste, bloqueadores do sistema renina-angiotensina-aldosterona, piperacilina-tazobactam); VMI; paciente pós cirurgia pediátrica para revascularização do miocárdio e utilização de Circulação Extra Corpórea (CEC).

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

     

    Os mecanismos fisiológicos envolvidos nas complicações podem ser desencadeados pelas intervenções que se fizerem necessárias ao paciente crítico; este aspecto exige, portanto, a consolidação de medidas protetoras da função renal e a adoção de parâmetros para seu monitoramento.

  • Palavras-chave
  • Lesão renal aguda Insuficiência renal Cuidados críticos
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem Terapia Intensiva
Voltar

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

  • Enfermagem Cardiológica
  • Enfermagem Neonatal
  • Enfermagem Pediátrica
  • Enfermagem Terapia Intensiva
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
  • Enfermagem em Controle de Infecção
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
  • Saúde Experimental

Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695

Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

 

 

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

I CONECI  (anais clique aqui)