INTRODUÇÃO
A Insuficiência Renal Aguda (IRA) é uma patologia responsável por muitas internações em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Sua incidência varia entre 30% a 60% nos pacientes admitidos em UTI, com uma taxa de mortalidade superior a 23%.
Fisiologicamente caracteriza-se por uma diminuição abrupta da Taxa de Filtração Glomerular (TFG), causando o acúmulo de metabólitos e o desequilíbrio hidro eletrolítico.
A IRA pode ser de etiologia pré renal, renal e pós renal. Estudos apontam que algumas intervenções terapêuticas e diagnósticas também são responsáveis pela instalação da IRA. Na UTI, destacam-se: a Ventilação Mecânica Invasiva (VMI) e o uso medicamentos com ação nefrotóxica.
Neste sentido, propõe-se uma a Revisão Integrativa da Literatura com a seguinte questão: quais condições clínicas, intervenções diagnósticas e terapêuticas estão associadas à ocorrência de IRA na UTI?
OBJETIVO
Descrever condições clínicas, intervenções diagnósticas e terapêuticas relacionadas à ocorrência de IRA na UTI.
METODOLOGIA
Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura estruturada nas seguintes etapas: identificação do tema, seleção da hipótese, formulação da pergunta norteadora, elaboração dos critérios de inclusão e exclusão dos estudos, definição das informações que devem ser extraídas da pesquisa, avaliação dos estudos selecionados, interpretação dos resultados e síntese dos dados colhidos.
A amostra inicial foi de 1.729 artigos distribuídos da seguinte forma: 1.178 na PubMed, 537 no Medline e 13 no Lilacs. Após a leitura do título, resumo e descritores foram selecionados 114 estudos. Em seguida procedeu-se a leitura do resumo, objetivos e resultados de cada artigo o que possibilitou a delimitação de um corpus composto por 45 trabalhos; a etapa seguinte foi a de leitura completa dos textos e extração das informações, resultando no total de 25 estudos selecionados.
RESULTADOS
Foram identificados dois ou mais eventos em cada artigo pesquisado. Dessa forma, a sepse e os medicamentos nefrotóxicos aparecem como desencadeadoras da IRA na maior parte dos artigos pesquisados, sendo citadas em 15 estudos.
Como condições clínicas, citadas em quinze artigos, destaca-se a sepse; discloremia (hipercloremia e hipocloremia associada a sepse); asfixia perinatal; prematuridade; complicações obstétricas; síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) e idade avançada.
As intervenções diagnósticas, citadas em dois artigos, remetem-se ao uso do contraste.
As intervenções terapêuticas, citadas em doze artigos, são compostas pela sobrecarga de fluidos (pós cirúrgico com o uso de circulação extracorpórea); medicamentos nefrotóxicos (antibióticos beta lactâmicos, vancomicina, vasopressores, contraste, bloqueadores do sistema renina-angiotensina-aldosterona, piperacilina-tazobactam); VMI; paciente pós cirurgia pediátrica para revascularização do miocárdio e utilização de Circulação Extra Corpórea (CEC).
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os mecanismos fisiológicos envolvidos nas complicações podem ser desencadeados pelas intervenções que se fizerem necessárias ao paciente crítico; este aspecto exige, portanto, a consolidação de medidas protetoras da função renal e a adoção de parâmetros para seu monitoramento.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)