Introdução: As doenças cardiovasculares caracterizam-se pelas principais causas de morbimortalidade no mundo, consequentemente no Brasil, representam 33% de todas as mortes no país apresentando-se como um grande problema de saúde pública. Assim, a cirurgia cardíaca é uma alternativa eficaz para o aumento de sobrevida desses pacientes e redução de mortes por doenças circulatórias. As cirurgias cardíacas são caracterizadas como corretoras, reconstrutoras e substitutivas, sendo as reconstrutoras as mais comuns, especialmente a revascularização do miocárdio. No entanto, há possibilidade do surgimento de complicações pós-operatórias, como alterações cardiopulmonares, cerebrovasculares, infecciosas e renais. Objetivo: Identificar estudos disponíveis na literatura acerca das complicações e cuidados de enfermagem fornecidos no pós-operatório da cirurgia de revascularização do miocárdio. Material e Método: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, cuja seleção dos artigos foi realizada por meio das seguintes bases de dados: Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), e EBSCOhost, utilizando como descritores: revascularização do miocárdio; cuidados pós-cirúrgicos; enfermagem, pesquisados no Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Foram levados em consideração os seguintes critérios de inclusão: artigos ordenados nas bases de dados mencionados acima, nos idiomas português e inglês, com disponibilidade de texto completo, durante o período de 2013 até 2019. Como critérios de exclusão, teses e dissertações, capítulos de livros, reportagens, fugas de tema, notícias e artigos que disponibilizavam apenas seus resumos. Resultados: No total foram encontradas cento e treze artigos, no entanto após a utilização dos métodos de inclusão foram selecionados sete artigos para compor o estudo. A bibliografia avaliada indica que as principais complicações podem ser cardíacas como as arritmias e dor torácica, pulmonares como o aumento da permanência no ventilador mecânico, cerebrovasculares identificadas como alterações no comportamento, infecciosas como a pneumonia e problemas renais com a diminuição do débito urinário. Assim, os cuidados de enfermagem para essas complicações são monitoração dos sinais vitais, pressão sanguínea, equilíbrio hidroeletrolíticos e dos padrões respiratórios para bradipnéia, taquipnéia e hiperventilação, além da utilização de luvas e medicações, quando necessário. Conclusão: O presente estudo possibilitou compreender que a implementação de cuidados individuais que tratem o paciente de forma integral e holística favorece para diminuição de complicações pós-operatórias, sabendo que o enfermeiro capacitado e entendido sobre a realidade vivenciada promove a melhora do prognóstico do paciente.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)