ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA

  • Autor
  • Igo de Oliveira Santos
  • Co-autores
  • Maria Auxiliadora Freire Siza , Felipe Augusto Gomes de Amorim , Thomaz Henrique Pereira Meira , Monaiza Rosas Prudêncio Pinto
  • Resumo
  • Introdução: O serviço de atendimento pré-hospitalar (APH) engloba todas as ações realizadas junto ao paciente antes da chegada ao ambiente hospitalar no combate das dores e prevenção do risco de morte. O enfermeiro tem uma função fundamental, pois ele é um dos integrantes que participa ativamente do atendimento pré-hospitalar e assume, em conjunto com a equipe, a responsabilidade pela assistência prestada as vítimas. Objetivo: Descrever a atuação do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar, a luz da literatura cientifica em artigos indexados nas bases de dados online. Material e método: Revisão integrativa, descritiva, com abordagem quantitativa. Os Descritores utilizados foram “Socorro de urgência”, “Enfermagem”, e “Atendimento pré-hospitalar” combinados através do conector booleano “AND”. Foram selecionados artigos voltados a atuação do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar, disponibilizados na íntegra, disponíveis gratuitamente, em português, e publicados entre 2006 a 2018. Inicialmente foram encontrados 173 artigos, e após critérios de inclusão e exclusão, finalizou em 16 artigos. Foi adotada a classificação hierárquica das evidências proposta pela Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ) dos Estados Unidos da América, para avaliar a qualidade das evidências encontradas na pesquisa, a qual está dividida em: nível 01 (Evidências de síntese de estudo de coorte ou de estudos de caso controle.); nível 02 (Evidências de um único estudo de coorte ou estudo de caso controle); nível 03 (Evidências de metassíntese de estudos qualitativos ou de estudo descritivos.); nível 04 (Evidências de um único estudo qualitativo ou descritivo.); nível 05 (Evidências oriundas de opinião de especialistas); nível 06 (opinião de autoridades respeitáveis baseada na competência clínica ou opinião de comitês de especialistas), tendo maior força a evidência classificada como de nível 01 e de menor força, a de nível 06.  Resultados: Utilizou-se um total de 16 artigos, das bases de dados LILACS (34%) SCIELO (53%) e BVS (13%). A maioria dos estudos foram do tipo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa sendo um total de 12 (76%) com nível de evidencia 4.  Conclusões: Constatou-se que o papel do enfermeiro durante o atendimento pré-hospitalar é extremamente necessário, pois suas ações contribuem para a prevenção dos agravos e consequentemente do risco de morte. Faz-se pertinente a qualificação continuada do enfermeiro, materiais adequados e um bom desenvolvimento psicológico por parte destes profissionais para que o atendimento pré-hospitalar seja eficaz.

     

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

  • Enfermagem Cardiológica
  • Enfermagem Neonatal
  • Enfermagem Pediátrica
  • Enfermagem Terapia Intensiva
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
  • Enfermagem em Controle de Infecção
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
  • Saúde Experimental

Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695

Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

 

 

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

I CONECI  (anais clique aqui)