A insuficiência renal crônica – IRC é uma doença que consiste em uma lesão renal, caracterizada pela perda lenta, progressiva e irreversível da função dos rins. É dividida em seis estágios funcionais, de acordo com o grau de comprometimento renal do paciente. Pode-se dizer que o estágio terminal de IRC, corresponde à faixa de função renal na qual os rins perderam o controle do meio interno, tornando-se este bastante alterado para ser compatível com a vida. Compreende um ritmo de filtração glomerular inferior a 15ml/min/1,73m2. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivenciada no cuidado de enfermagem ao paciente com IRC. Trata-se de um relato de experiência vivenciado durante as atividades práticas do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, de um paciente com IRC, onde foi possível investigar a etiologia de sua doença, o acompanhamento da mesma no tocante a evolução e tratamento do seu estado de saúde. Foi assistido uma paciente adulta que apresentava IRC, desde os 19 anos apresentou insuficiência renal aguda e seu estado agravou-se depois da sua segunda gravidez, que fez com que a IRC chegasse na fase 5 fazendo-se necessário como modalidade de tratamento terapia de hemodiálise 3 vezes por semana e que fosse inserida na lista de transplante renal. Foi implementado o processo de enfermagem cumprindo todas as etapas: coleta de dados, diagnóstico de enfermagem, prescrição, intervenção e avaliação. Alguns Diagnósticos de Enfermagem foram elencados, como: risco de infecção; dor crônica; náuseas; perfusão tissular periférica ineficaz e insônia. Como base nos Diagnósticos de Enfermagem elaborou-se os cuidados a serem realizados e, assim, foram feitas prescrições de Enfermagem, a saber: administrar anti-hipertensivos, conforme prescrito; monitorar sinais vitais; oferecer informações reais sobre o diagnóstico, escutar a paciente com atenção e promover a qualidade de vida da paciente. Observou-se melhora no quadro de saúde durante o período de acompanhamento. Demonstrando que além dos cuidados médicos, é necessária toda a assistência de Enfermagem e colaboração da paciente para que haja uma melhora na qualidade de vida da mesma.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)