A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO DO ENFERMEIRO NO PACIENTE CARDIOVASCULAR: REVISÃO DA LITERATURA
Evilene Pereira da Costa
Acadêmica do 8º ano curso de Enfermagem- Centro Universitário Ateneu.
RESUMO
INTRODUÇÃO: As doenças cardiovasculares vêm se tornando a principal causa de incapacidade e óbito no mundo (ERDMANN, 2018). O cuidado e a intervenção prestados aos pacientes acometidos com tais patologias são complexos e requer que seja realizado com qualidade e sem gerar danos desnecessários ao indivíduo. O conhecimento adquirido para desenvolver melhores práticas no cuidado ao paciente pode possibilitar aos enfermeiros uma demanda de ação mais efetiva, dando auxílios para sistematizar sua prática de trabalho. Por tanto se faz necessário estarem constantemente prestando cuidado direto ao paciente, os enfermeiros, juntamente com a equipe de enfermagem, são os elementos chave no processo de evitar erros, impedir decisões ruins e também de assumir um papel de liderança no avanço e no uso de estratégia para promover a qualidade do cuidado e segurança do paciente (ARUTO; LANZONI; MEIRELLES, 2016). OBJETIVO: buscar e analisar na literatura as evidências disponíveis sobre o cuidado e a intervenções da enfermagem aos pacientes cardiovasculares. MATERIA e METODO: foi utilizada como metodologia a revisão da literatura onde a busca dos artigos ocorreu entre os meses de Fevereiro a abril de 2019, foram pesquisados artigos publicados entre 2013 e 2019, realizadas nas bases de dados: Scielo, Medline, PubMed, Google Academico e Decs. RESULTADO: A partir desta busca este estudo identificou a efetividade da atuação do enfermeiro em cuidado prestado ao paciente cardiovascular, e que a enfermagem colabora de forma significativa com seus conhecimentos científicos a esses pacientes. CONCLUSÃO: Concluiu-se que o cuidado do enfermeiro é essencial para a monitorização, detecção e intervenção em tais complicações e que este é um diferencial para a obtenção de segurança e qualidade do tratamento cardiovascular. No entanto, existe a necessidade de realização de mais estudos atuais na área de enfermagem para melhor identificar as intervenções no cuidado do enfermeiro desde a prevenção até o restabelecimento das doenças cardiovasculares.
Palavras-chave: Enfermeiros, Cuidados de enfermagem, Doenças cardiovasculares.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)