INTRODUÇÃO: Estudos mostram que o contato dos pais com o bebê prematuro internado na Unidade de Cuidados Intensivos Neo Natal é de grande importância na recuperação clínica, devendo ser construído um laço afetivo entre os mesmos. Devido às limitações, os familiares têm dificuldades em manter esse laço, muitas vezes, por sentirem-se impotentes diante da situação. Além da tecnologia utilizada pela equipe de enfermagem, o bebê prematuro precisa sentir-se amado e saber que alguém está lutando por sua vida. O amor é tudo durante o cuidado com o prematuro, por isso, é fundamental a participação da família nesse contexto. OBJETIVO Investigar a participação da família nos cuidados com o recém-nascido prematuro na Unidade de Cuidados Intensivos Neo Natal. MATERIAL E MÉTODO: trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva, com abordagem quantitativa, realizada em um hospital de referência no município de João Pessoa- Paraíba, com uma amostra de 35 participantes. A coleta dos dados foi realizada através de um questionário semiestruturado e os dados foram analisados em forma de análise descritiva e quantitativa com distribuição de frequência absoluta e percentual, com auxílio do SPSS versão 18. RESULTADOS: houve predominância sobre o grau de parentesco participando dos cuidados, 18 (51%) das entrevistadas foram as mães e Pais 3 (9%). Sabem a importância da presença dos pais para a recuperação da saúde do bebê, 31 (89%) concordaram que sim. Se a vinculação com o bebê prematuro lhes dá segurança para prestar cuidados, 22 (63%) responderam sim. A enfermagem demonstra quais os cuidados que podem participar junto com a equipe, 29 (83%) afirmaram que sim. Se sentem que há uma integração entre a família e a equipe de enfermagem nos cuidados ao RN, 23 (66%) responderam sim. CONCLUSÕES: mostraram que a família está bastante inserida no dia a dia do prematuro hospitalizado, e mantém boa relação com a equipe de enfermagem, que supervisiona os cuidados oferecidos pelos familiares ao recém-nascido e os informa sobre a evolução do mesmo. Na percepção dos pais, essa aproximação proporciona uma maior segurança nos procedimentos realizados no filho, e permite-os acompanhar e participar do cuidado, reduzindo seu distanciamento.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)