Introdução: As cardiopatias, também conhecidas como Síndromes Coronarianas Agudas, são consideradas doenças responsáveis pelo maior número de internações hospitalares e óbitos, é caracterizada pelo estreitamento das artérias coronárias decorrente de alterações no endotélio vascular, causada pela oclusão de um ramo coronariano principal. A obstrução e consequente redução do fluxo coronariano se devem comumente à ruptura física de uma placa aterosclerótica com subsequente formação de trombo oclusivo ou seja distúrbio no qual há um desequilíbrio entre oferta e a necessidade de oxigênio para o músculo cardíaco que pode ser classificada em três formas: Angina Instável, Infarto Agudo do Miocárdio com supra do segmento ST e Infarto Agudo do Miocárdio sem supra do segmento ST. (Ribeiro, 2014). Dessa forma construiu-se a seguinte pergunta norteadora de pesquisa: “Qual o uso do metalyse em infartos na uti geral?” Objetivo: Compreender o uso do metalyse para síndromes coronarianas agudas na UTI. Metodologia: O estudo trata-se de uma revisão de literatura de natureza reflexiva, investigativa e descritiva, utilizando os descritores: infarto do miocárdio, terapia trombolítica e enfermagem na emergência; realizada nas bases de dados SCIELO, BDENF e Google Acadêmico. Os critérios de inclusão adotados foram: Artigos publicados nos últimos 5 anos (2014 a 2019), disponíveis na íntegra e em português. Foram excluídos relatos de experiência, teses e dissertações. Resultados: O tenecteplase, substância ativa de metalyse, atua estimulando a dissolução de coágulos, com essa ação o coagulo é dissolvido para restaurar o fluxo de sangue para o músculo do coração. CONCLUSÃO: O Estudo obteve êxito e conseguiu alcançar o objetivo que é compreender a eficácia e segurança do tratamento trombolítico de complicações isquêmicas do infarto agudo do miocárdio.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)