INTRODUÇÃO: A parada cardiorrespiratória é descrita como a suspensão inesperada dos sinais vitais, evidenciada por irresponsividade aos estímulos, ausência de frequência cardíaca e de incursões respiratórias. Em consequência disso, ocorre a interrupção do fluxo de sangue no cérebro, gerando assim isquemia das células neurais. A principal causa de morte no mundo são as doenças do aparelho cardiovascular, salientando as síndromes coronarianas agudas como principais causas de parada cardiorrespiratória. Diante disso, a American Hearth Association, estabeleceu a cadeia de sobrevivência que consiste em uma sequencia de atividades a serem realizadas para o atendimento ás vítimas de parada cardiorrespiratórias. Neste cenário, um dos procedimentos que estão incluídos no algoritmo de cuidados após parada cardiorrespiratória, é o controle direcionado de temperatura. Este, deve ser realizado em todos os pacientes comatosos adultos com retorno espontâneo de circulação. O objetivo é manter a temperatura entre 32oC e 36oC por pelo menos 24 horas, visando reduzir os danos neurológicos resultantes da elevação da temperatura. A equipe de enfermagem é responsável por realizar o procedimento, para tanto é fundamental o conhecimento técnico-científico da técnica que vai desde a indução, manutenção e reaquecimento até os demais cuidados a fim de prevenir complicações e possíveis danos isquêmicos cerebrais. OBJETIVOS: Verificar o que diz a literatura acerca dos cuidados de enfermagem no controle direcionado da temperatura com a finalidade de prevenir lesão neural irreversível em pacientes que sofreram parada cardiorrespiratória elencando seus respectivos diagnósticos. MATERIAL E MÉTODO: Trata-se de uma revisão de literatura do tipo integrativa realizada nas bases de dados eletrônicas: Banco de Dados em Enfermagem; Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde; Medical Literature Analysis and Retrieval System Online. Dentre os critérios de inclusão: publicações originais, disponíveis na íntegra, publicados na língua portuguesa ou inglesa, no período de 2015 a 2019. Um total de 12 artigos foram selecionados para a análise. RESULTADOS: Os cuidados de enfermagem apresentados na literatura pertencem em sua grande parte, a divisão diagnóstica Segurança (33%). As intervenções estão relacionadas ao monitoramento da temperatura e da glicemia, manutenção do débito cardíaco, da integridade tecidual, do equilíbrio hidroeletrolítico e hemodinâmico. Além destas os cuidados referentes ao apoio psicológico e alívio da dor também são apontados. CONCLUSÃO: Concluiu-se que destacando os principais cuidados evidenciados na pesquisa, a equipe de enfermagem deve atentar para as necessidades dos usuários e sinais de complicações da técnica, assim como o enfermeiro tem o papel de propor intervenções efetivas. Essas ações são um diferencial para o sucesso do procedimento e sobrevida.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)