Introdução: A enfermagem vivencia o desafio de construir e organizar o conhecimento sobre o qual fundamenta sua prática, atrelado a este desafio insere-se a construção dos pilares para a formação, visto que esta necessita não somente do conhecimento teórico, mas de uma boa iniciação ao exercício da prática. O ambiente da unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) possui características próprias e destina-se ao tratamento de recém-nascidos (RN) de risco, utilizando recursos materiais específicos e recursos humanos especializados que, por meio de uma prática assistencial segura e contínua visa a manutenção da vida de RNs em estado crítico. Nesta conjectura, observa-se que o ensino de curricular não propõe o desenvolvimento dessa competência com o traimento dessa habilidade em campo de prática, assim ciente dessa lacuna no conhecimento ações extracurriculares, como a PROEX, são importantes para ampliar este conhecimento. Objetivo: relatar a experiência do Projeto: “Cuidado interdisciplinar na unidade de terapia intensiva neonatal” (PROEX-UFRN) - projeto de extensão universitária - voltado para a experiencia do ensino interdisciplinar em terapia intensiva neonatal e tem como foco analisar seu impacto junto à formação acadêmica. Metodologia: Relato de experiência de uma atividade de extensão desenvolvida em duas etapas: 1ª etapa: desenvolvimento de ações de ações para qualificação da preceptoria (multiplicadores de conhecimento). 2ª etapa: constitui-se na capacitação de alunos dos cursos de graduação em enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, farmácia, nutrição e medicina, assim como dos alunos do ensino técnico em enfermagem e que tenham cursado ou estejam cursando a disciplina de terapia intensiva. Nesta etapa, os integrantes do projeto, preceptores e docentes, atuantes na UTIN colaborarão com a capacitação ministrando os conteúdos pertinentes ao curso de capacitação, assim como exposição dos POPs do serviço, através de metodologias ativas, discussão baseadas em evidências clínicas e situações problemas vivenciados pelos participantes do curso. 3ª etapa: imersão no campo de prática a UTIN da Maternidade Escola Januário Cicco – MEJC/UFRN/EBSERH, sendo esta atividade prática supervisionada pelos preceptores do serviço. Resultados: Observa-se que esta experiência tem refletido de forma impactante na formação dos discente, podendo-se elencar as seguintes conquistas: fortalecimento na formação técnica e de graduação de profissionais para a rede de alta complexidade a qual integra o Sistema Único de Saúde (SUS) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), fomento do desenvolvimento de projetos de extensão com a inclusão dos preceptores no serviço na extensão universitária – integração ensino em serviço e sobretudo otimização da aquisição de conhecimentos específicos especializados aos discentes de forma integral e interdisciplinar. Conclusão: promoção do desenvolvimento de competências em todas esferas da formação, sobretudo em terapia intensiva neonatal, visto que esta inserção promove o desenvolvimento do raciocínio epidemiológico dos discentes de forma que estes despertem para importância dos indicadores de saúde e consequentemente para redução da mortalidade Neonatal.
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Autor Corporativo
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Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
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