INTRODUÇÃO
A internação em uma unidade de tratamento intensivo (UTI) é vivenciada de forma muito minuciosa pelos pacientes e familiares, independente do sexo, cultura e papel social de cada sujeito. Assim, este segmento está diretamente vinculado ao medo da morte, sequelas, e solidão devido ao desconhecimento dos acontecimentos ou intercorrências possíveis de acontecer durante esse trajeto.
As unidades de terapia intensiva surgiram como resposta ao problema do tratamento dos pacientes graves, tornando-se áreas hospitalares destinadas àqueles em estado crítico, que necessitavam de cuidados altamente complexos e controle estritos. Era tida até pouco tempo pelos pacientes e familiares como sinônimo de morte, lugar frio e desolado, porém esse pensamento vem sendo mudando diante pesquisas e educação em saúde nos hospitais.
Visando o bem estar dos familiares em momentos de apreensão, dor e incertezas no qual se encontram, sentimos a necessidade de adentrar nas pesquisas, visto que o cuidado com os familiares faz parte do processo de cura e reabilitação do paciente de maneira geral.
Os familiares têm necessidades específicas e apresentam alterações elevadas de estresse, distúrbios do humor e ansiedade durante o acompanhamento da internação na UTI, e que muitas vezes persistem após a morte do seu ente querido.
Portanto na atualidade muitos profissionais de saúde das UTI ainda acreditam que o cuidado dos familiares dependa basicamente de habilidades e características individuais, e que esta responsabilidade seja exclusiva de profissionais específicos como psicólogos e assistentes sociais
OBJETIVO
Identificar as necessidades de familiares de pacientes internados em uma unidade de cuidados intensivos.
METODOLOGIA
A metodologia adotada foi a revisão integrativa onde a resposta aos objetivos literários do estudo estarão sendo respondido no escopo do estudo, nos oportunizando o conhecimento de forma de comunicações que se estabelecem entre a equipe de enfermagem do CTI e os visitas/parentes dos pacientes internados. Para o levantamento dos artigos na literatura, realizou-se uma busca na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS).
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Para efeito de apresentação dos achados do estudo, inicialmente analisaremos como acontecem às comunicações entre a equipe de enfermagem do CTI e os familiares/visitas. Em um segundo momento, apresentaremos os cuidados que são desenvolvidos por esta mesma equipe com os familiares/visitas dos pacientes internados nesta unidade.
• Estar próximo ao paciente;
• Sentir-se útil para o paciente;
• Ter ciência das modificações do quadro clínico;
• Compreender o que está sendo feito no cuidado e porque;
• Ter garantias do controle do sofrimento e da dor;
CONCLUSÃO
Através deste estudo concluímos que a qualidade do processo de comunicação entre os integrantes da equipe de enfermagem e a família/visitas dos pacientes internados no CTI está diretamente relacionada aos costumes e formação da equipe. Isto significa dizer que, ao existir uma supervalorização da prática, a família ainda não é vista como um núcleo que também precisa de cuidados.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)