INTRODUÇÃO: O tratamento de feridas é alvo de estudos desde tempos remotos, e ainda buscam-se atualizações.Ocasionados pela integridade tissular prejudicada, antes definido como úlcera por pressão,e atualmente lesão por pressão, a suscetibilidade a lesão localizada da pele e /ou tecido subjacente. Normalmente sobre a saliência óssea em consequência de pressão, ou pressão combinada com forças de cisalhamento. A prevenção de lesão é um critério a ser avaliado antes e durante a internação, pelo menos uma vez ao dia, segundo agência nacional de vigilância sanitária. Proporcionando a segurança do paciente, reduzindo danos, consequentemente beneficiando os custos as instituições hospitalares. OBJETIVO: O presente trabalho trata-se de um relato de experiência e tem por objetivo difundir a escala de Braden na prevenção de lesões reconhecendo como fatores de risco: conhecimento insuficiente sobre os fatores modificáveis, hidratação da pele, período prolongado de imobilidade em superfície rija, incontinência, nutrição inadequada, forças de cisalhamento, atrito em superfícies. MATERIAL E MÉTODO:O método selecionado para o estudo foi uma revisão integrativa que será apresentada no escopo do trabalho da utilização da escala de Braden, como instrumento para avaliar e identificar o risco potencial dos pacientes para o desenvolvimento de lesão por pressão, adaptada para a língua portuguesa por Paranhos e Santos em 1999. Tratando-se como plano de cuidado os seguintes critérios: avaliação de recepção sensorial, umidade, atividade, mobilidade, nutrição, fricção e cisalhamento. Seu escore varia de 6 a 23 pontos, quanto maior que 17 sem risco, 15 a 16 risco leve, 12 a 14 risco moderado e menor que 11 risco alto. Quanto menor a pontuação maior o potencial para desenvolver uma lesão. RESULTADOS: Ao serem reconhecidos os escores em pacientes com grande comprometimento de saúde e impossibilitados do autocuidado que se encontra em tratamento intensivo e aplicados planos de intervenção que preveniam a incidência de lesões, como o alívio de proeminências ósseas, aplicação de coberturas de forma preventiva ou curativa, intensificação de massagens de conforto e mudança de decúbito. Ocorreu a diminuição de lesões, como também aos estágios que as mesmas apresentavam, notadas por integrantes da comissão de curativos ao admitirem pacientes transferidos da unidade de terapia intensiva para a clínica médica. CONCLUSÃO:É de grande eficácia essa avaliação diária para controle do desenvolvimento de lesões ,como também uma motivação através dos resultados obtidos para participação da equipe multidisciplinar.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)