INTRODUÇÃO
A qualidade da assistência está diretamente relacionada à segurança do paciente. Em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com pacientes graves, instáveis e que estão expostos a diversos riscos, faz-se necessário o envolvimento e comprometimento da equipe multiprofissional para uma assistência segura. A Lesão por pressão (LPP) é um evento adverso que acomete pacientes graves, acamados e que causa impacto para o paciente, na sua recuperação e qualidade de vida.
O Hospital Aliança é um Hospital Geral, de corpo clínico aberto, com 213 leitos, sendo 42 de UTI. A Unidade de Terapia Intensiva Geral (UTI-G) possui 15 leitos, com maior atendimento à pacientes com pós-operatório imediato, insuficiência respiratória aguda /crônica agudizada, sepse, choque séptico, AVC e pneumonia grave.
Apresentar o impacto do gerenciamento de risco e da estratégia de implantação do protocolo de prevenção da LPP na UTI-G.
METODOLOGIA
- Revisão do Protocolo de LPP pela Comissão de Cuidados com a pele- 2018;
- Estudo retrospectivo dos casos de LPP de uma UTI-G entre os períodos de 2010 a 2018.
- Revisão de literatura sobre LPP em UTI;
- Levantamento das notificações de ocorrências da LPP;
- Apresentação dos Índices de Incidência e Prevalência de LPP da Unidade;
- Treinamento da equipe sobre o Protocolo da LPP;
- Reforço com toda a equipe sobre a importância do uso de uma escala de avaliação de risco validada: Escala de BRADEN;
- Sensibilização da equipe quanto à importância do gerenciamento de risco para a segurança do paciente;
- Revisão do Sistema de Notificação e Análise dos Eventos Adversos;
- Treinamento e sensibilização da equipe sobre a importância e análise da notificação da LPP;
- Implantação do Protocolo de LPP, revisado;
- Apresentação dos resultados mensais para equipe;
- Reforço positivo para a equipe sobre os resultados alcançados.
Do total de 9223 pacientes internados durante o período referido entre 2010 a 2018, observou-se uma redução gradativa na incidência de lesão por pressão, sendo que 2010 foram 4,9% lesões por pressão e em 2018 foram 0,65% portadores de lesão por pressão, totalizando 157 pacientes com lesão por pressão nesse período na unidade de terapia intensiva. De acordo com a Escala de Braden, a maioria apresentava alto risco para o desenvolvimento das lesões.
A realização deste estudo reforçou a importância do envolvimento da equipe de enfermagem e multiprofissional na identificação dos riscos e implantação de medidas preventivas para LPP e a necessidade da Educação Permanente para assegurar uma pratica baseada em evidências, consolidando a cultura de segurança do paciente.
Esses resultados mobilizam a equipe na direção de aprofundar a análise no acompanhamento de outras lesões de pele e implantação sistemática de auditoria clínica pela Comissão de Cuidados com a Pele.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)