INTRODUÇÃO: Em 2015 a American Heart Association (AHA), criou uma cadeia de sobrevivência relacionada à parada cardiorrespiratória para o ambiente intra-hospitalar. Tal cadeia fortaleceu a ideia da necessidade de se ter equipes treinadas e/ou exclusivas para a resposta em situações de paradas cardiorrespiratórias. Os times de resposta rápida são modelos organizados de estratégia para garantir a qualidade na assistência em situações de emergência. OBJETIVO: Relatar a experiência do processo de criação e implantação dos Times de Resposta Rápida no setor emergência de um hospital referência da região norte do Ceará para agravos e afecções cardiológicas. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, cujo cenário de vivências foi um hospital de referência em cardiologia localizado na cidade de Sobral/CE. O período de observações e registro se deu de janeiro a fevereiro de 2019. Os registros foram feitos mediante reuniões e treinamento realizados com os membros da equipe do setor emergência. Foi feito uso de diário de campo como forma de registrar as atividades, assim como, os resultados obtidos. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Possibilitar a organização das equipes plantonistas do setor emergência foi à primeira etapa executada. A inserção da organização de times de respostas rápida exigiu dos responsáveis uma observação atenta ao perfil dos profissionais diretamente envolvidos com a assistência. Estabelecido o modelo de escala dos times, os profissionais do setor emergência dos turnos matutino e vespertino foram capacitados por meio de treinamentos realizados nos próprios espaços do setor emergência. Tiveram participação nesse processo, técnicos de enfermagem, assim como, enfermeiros. Um dos maiores desafios encontrado, foi a possibilidade de permuta de tarefas entre os profissionais devido ao perfil físico de alguns colaboradores, processo que dificultou maior variedade das funções organizadas na escala dos times. CONCLUSÃO: A busca por uma assistência de excelência é árdua e merece destaque quando se estabelece por iniciativa das instituições e não só como resposta a uma demanda advinda de órgãos reguladores. A segurança do paciente é um dos mais atuais temas discutidos nas ciências da saúde, recebendo devida importância, diante dos diversos dados relacionados das afecções iatrogênicas no mundo. A criação e fortalecimento da cultura de segurança do paciente é uma das justificativas mais relevantes para o estabelecimento dos times de resposta rápida. Ter equipes treinadas e especializadas a realizar manejo adequado frente a uma parada cardiorrespiratória é permitir aos pacientes maiores chances de sobrevida.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)