Introdução: De acordo com a Organização Mundial de Saúde as doenças cardiovasculares são mundialmente reconhecidas como a principal causa de mortalidade, representando anualmente mais de 17 milhões de mortes, sendo que 80% delas ocorrem em países de baixa e média renda, desta forma se tornam responsáveis pelo alto número de internações em unidades de terapia intensiva. O aumento da expectativa de vida da população e o alto índice de pessoas acometidas fazem com que a demanda de atendimento em unidades de saúde cresça, exigindo dos profissionais de enfermagem maior eficiência, no intuito de manter a qualidade no serviço prestado. Objetivo: Verificar as competências e funções da enfermagem na assistência à pacientes cardíacos e hemodinâmicos. Material e método: Estudo bibliográfico descritivo de caráter exploratório, utilizando de artigos científicos publicados entre 2016 a 2018, nas seguintes plataformas digitais: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online e a Scientific Electronic Library Online. Resultados: As causas frequentemente relacionadas aos problemas cardíacos são a Aterosclerose e Arteriosclerose que atuam na obstrução ao fluxo sanguíneo para a musculatura cardíaca provocando o sofrimento muscular. Entre os principais fatores de risco causadores do Infarto agudo do miocárdio estão: O sedentarismo, sobrepeso, obesidade, hipertensão arterial sistêmica, histórico familiar, estresse, dislipidemia, tabagismo, diabetes, infecção, infarto agudo do miocárdio anterior, Arritmias graves e Choque Cardiogênico. A equipe de enfermagem deve sempre estar atenta, no registro desses fatores de risco e na tomada de decisões para estabilização das condições de saúde dos pacientes. A monitorizarão os sinais vitais é uma forma rápida de avalição das condições do paciente, auxiliando na identificação de complicações e na resposta rápida das mesmas. As intervenções de enfermagem mais utilizadas em pacientes com suspeita complicações cardíacas admitidos em unidades de saúde são a anamnese breve, sinais vitais, acesso venoso, oxigenação/ventilação, realização de ECG, e monitorização Cardíaca e de pressão arterial, repouso no leito, sempre em ambiente calmo e tranquilo. Conclusão: Pode-se compreender a importância das intervenções de enfermagem em pacientes cardíacos e hemodinâmicos, pois cabe a equipe a intervenção e uma assistência rápida e de qualidade, para diminuir os agravos ou possíveis danos causados ao paciente, minimizando o risco de sequelas ou óbitos ocasionados por problemas cardíacos.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)