Introdução: A afecção de grandes queimados sempre tem grande impacto na sociedade brasileira, não somente por ser um agravo, mas também por acometer diferentes fachas etárias e por ser um risco, passa a ser um problema para a saúde publica. No Brasil um milhão de pessoas envolvem – se em qualquer tipo de queimadura por ano. Priorizar a prevenção e a integração de planos e cuidados pode garantir as vitimas um resultado favorável. A prevenção desses agravos deve ser feita cotidianamente visando uma Assistência de enfermagem, voltada a orientações esclarecimentos e condutas em que os objetivos sejam: garantir o atendimento organizado, a eficácia, e a melhora dos pacientes através da pratica e do embasamento de teorias de enfermagem Objetivo: elaborar proposta de prevenção para vitimas de queimaduras de 3º, com uma assistência de enfermagem humanizada voltada para a prevenção. Metodologia: Revisão sistematizada da literatura, de caráter exploratório e abordagem qualitativa. Foram realizadas buscas em artigos públicos nas bases de dados da literatura na biblioteca virtual de saúde (BVS) e da Scientific Electonic Library online (SciELO). Utilizando como descritores: grandes queimados, queimaduras de 3º grau, cuidados de enfermagem, pacientes. Sendo incluídos na analise apenas artigos originais e de caráter livre e que abordassem aspectos importantes para o cuidado ao paciente com grandes queimados. Resultados: foram localizados três artigos de cunho confiável e com base em critérios atuais. Os artigos selecionados relatam os cuidados da enfermagem a pacientes vitimas de queimaduras de 3º grau. Podemos citar dois manejos de enfermagem que atuam diretamente na prevenção: na educação em saúde, o enfermeiro tem papel determinante e fundamental, garantido pelo embasamento teórico, que lhes da total conhecimento sobre o tratamento e as diversas condutas a serem tomadas. As campanhas de prevenção visam à redução desses acidentes com queimaduras, através da divulgação e ensino do auto - cuidado. Conclusão: A atuação da enfermagem como parte da equipe multiprofissional tem papel fundamental, na melhoria e no tratamento de doenças e agravos, podendo ser fator determinante para uma melhora rápida no quadro clinico desses queimados, principalmente na reinserção dessas vitimas na sociedade. Cada conduta da enfermagem visa garantir o reestabelecimento da sua saúde do paciente/cliente.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)