A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO EM UMA UTI NEONATAL COM ENFOQUE NA HUMANIZAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA.

  • Autor
  • Nadhya Milenna lira mendes
  • Co-autores
  • Kalynne cibelly Lins Silva , Joyce nayane Rodrigues da Silva , Ítala thassyelle Vasconcelos dos Santos , Maria Anita Araújo Nogueira
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: O ambiente de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) é dotado de tecnologia de alta complexidade, sendo essas unidades equipadas com aparelhos eletrônicos e um sistema de gases na qual atende às necessidades do usuário. (PESSALACIA et al., 2012) Este é o local destinado ao tratamento de bebês pré-termos que nascem com algum problema. Dessa maneira, a hospitalização de uma criança criticamente enferma em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal causa não só nela, como também na família, momentos de angústia, sofrimento e desespero.  A necessidade de um acompanhamento humanizado é de grande importância no que se diz respeito aos cuidados com a criança fragilizada. Tal experiência representa aos pais um momento conflituoso em suas vidas, gerando alterações no seu cotidiano, trazendo sentimentos de angústia, dúvidas, medo do prognóstico, além de dificuldade na aceitação da separação e condição do filho (SANTOS et al., 2013). Dessa maneira, a humanização representa um conjunto de iniciativas que visa à produção de cuidados em saúde sendo capaz de conciliar a melhor tecnologia disponível com promoção de acolhimento e respeito ético e cultural ao paciente, de espaços de trabalho favoráveis ao bom exercício de saúde e usuários (LAMEGO et al., 2005). Sendo o enfermeiro um mediador para que possa minimizar os efeitos nocivos provocados pela hospitalização. OBJETIVO: Identificar a contribuição da enfermagem, descrita na literatura, no processo de humanização da assistência na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). MATERIAL E MÉTODO: Revisão integrativa de literatura, realizada no banco de dados: SBV, SCIELO, PUBMED e artigos de revistas eletrônicas. Os artigos foram selecionados e avaliados quanto ao nível de evidência. A partir das leituras dos materiais selecionados, surgiram temas que pudessem facilitar a compreensão sobre a temática proposta, bem como, o vínculo afetivo entre os pais e filhos e a enfermagem como agente facilitador no processo de humanização. RESULTADOS: Foram pesquisados 25 artigos na base de dados, sendo selecionados 5. Segundo Santos (2013), estudos revelaram que a hospitalização do prematuro na UTIN reflete em diversas mudanças na estrutura e na dinâmica familiar, acarretando sentimentos de medo, angustia, tristeza, ansiedade na qual foram evidenciados a importância da assistência humanizada no processo hospitalar de neonatos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e como se dá o processo de vínculo familiar nesse contexto. CONCLUSÃO: Tomando por base a análise dos artigos na qual foram analisados, nota-se a importância da humanização no processo hospitalar do neonatal, tendo à equipe de enfermagem, papel de assumir um leque de atribuições, capacidades e responsabilidades que são essenciais para avaliar, entender e apoiar com segurança o RN e a sua família durante esse tempo crítico.

  • Palavras-chave
  • Humanização da assistência, Recém-nascido, Enfermagem.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem Neonatal
Voltar

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

  • Enfermagem Cardiológica
  • Enfermagem Neonatal
  • Enfermagem Pediátrica
  • Enfermagem Terapia Intensiva
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
  • Enfermagem em Controle de Infecção
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
  • Saúde Experimental

Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695

Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

 

 

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

I CONECI  (anais clique aqui)