INTRODUÇÃO: O contexto do cuidado prestado ao recém-nascido, na unidade de terapia intensiva neonatal pode favorecer o risco de lesão de pele, visto que este é submetido a diversos procedimentos e manuseios necessários a restauração de sua condição clínica. Essas lesões contribuem para o aumento da morbimortalidade do recém-nascido. OBJETIVO: Relatar a experiência do planejamento interdisciplinar dos cuidados para prevenção de lesão por pressão em recém-nascidos de risco na Unidade de Terapia Intensiva de uma Maternidade Escola no Município do Natal - RN. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência de um projeto de pesquisa com o intuito de identificar a incidência de lesões por pressão na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de uma Maternidade Escola do Município de Natal – RN. Ações educativas ocorreram no período de julho a dezembro de 2018. Estas ações envolveram toda equipe interdisciplinar composta por cento e vinte integrantes, sendo desenvolvida pelas enfermeiras integrantes da comissão de pele. A primeira etapa caracterizou-se pelo treinamento em serviço de todos os membros da equipe, quanto a importância da mudança de decúbito, manuseio mínimo e segurança na instalação de dispositivos médicos na pele do neonato. A segunda etapa configurou-se na construção de uma figura ilustrativa fixada no leito – relógio de mudança de decúbito (decubitômetro) para ordenação da mudança de decúbito e da disposição dos dispositivos médicos em locais adequados. RESULTADOS: A experiência relatada promoveu uma redução de 92% na incidência de lesões por pressão na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, no período de maio de 2018 a janeiro de 2019, reafirmando a importância da educação permanente em serviço e a criação do plano de cuidados para a execução das atividades dentro da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal a partir do envolvimento coletivo. Ademais, mediante a experiência positiva a equipe se organizou, reestruturando suas ações de forma a reduzir as lesões de pele no recém-nascido, sobretudo do prematuro, através de medidas simples tais como: manutenção da temperatura corporal adequada; adequação da umidade da incubadora; rodízio de sensores de oximetria de pulso e temperatura; e principalmente com a mudança de decúbito e o devido posicionamento confortável do neonato no leito. CONCLUSÃO: Constatou-se que apesar do empenho da equipe de enfermagem em oferecer uma assistência com o menor risco para o recém-nascido, a ocorrência de lesões na pele dos neonatos é uma realidade a ser enfrentada, seja esta lesão por pressão ou por dispositivo médico. Contudo, observou-se que houve uma redução significante após a utilização do decubitômetro na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal – de forma que este se tornou indispensável e tem auxiliado toda a equipe interdisciplinar, assim como os familiares na participação desse controle de lesões por pressão nos recém-nascidos.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)