ELABORAÇÃO DE JOGO EDUCATIVO PARA ENSINO DA AVALIAÇÃO PRIMÁRIA EM EMERGÊNCIA

  • Autor
  • Francisco Mayron Morais Soares
  • Co-autores
  • Marroney Vidal de Castro , Dayllana Stefanny Lopes Lima Feitosa , Luzia Sibele Isidio de Freitas
  • Resumo
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    Introdução: A avaliação primária tem como objetivo avaliar, rapidamente, as funções vitais e o risco de morte do paciente. Esta é de suma importância na prática clínica, sabendo disso, sua aplicabilidade possibilita o profissional compreender as necessidades reais do paciente, permitindo aplicar os conhecimentos teóricos na prática tornando-a mais precisa e eficiente. Diante disso, a incorporação de tecnologias em saúde, tem causado um valoroso impacto para a enfermagem, incorporando assim seu uso na prática. Objetivo: descrever o processo de elaboração de aplicativo em plataforma móvel para o ensino acerca da avaliação primária. Metodologia: Estudo metodológico que teve como foco a elaboração de um aplicativo multimídia para o ensino da avaliação primaria. Para a Construção do Aplicativo, seguiram as seguintes etapas; Levantamento do Conteúdo; Elaboração Textual; Desenvolvimento da estrutura do Aplicativo; Organização de tópicos e criação de ilustrações e Construção do protótipo e primeira versão do aplicativo. Resultados: Inicialmente, foi realizado uma exaustiva busca de trabalhos publicados em bases nacionais e internacionais realizando uma revisão integrativa, formando assim a primeira etapa, após a seleção dos mesmos, houve uma minuciosa leitura para realizar a segunda etapa que foi a elaboração textual do aplicativo, onde foram selecionados os estudos que contemplavam o tema proposto e assim, preparado o conteúdo teórico do escopo. Na terceira etapa, foi feita o desenvolvimento da estrutura do aplicativo, ou seja, a prototipação, sendo desenhados em programas de edição de imagens e criando o layout. Na quarta etapa foi feito a organização e criação dos tópicos seguindo: definição, ABCDE, aplicabilidade prática, como estratégia de fixação, realizado jogo na modalidade quebra-cabeça, que simulava um caso clínico e a resolução versava acerca da montagem do atendimento inicial e na quinta etapa foi feita a primeira versão do aplicativo. Conclusão: A utilização de múltiplas mídias oferece uma maneira original e organizada de favorecer a aplicabilidade da avaliação primária na prática clínica, otimizando o serviço e tornando-o mais efetivo.

     

  • Palavras-chave
  • Enfermagem, Tecnologia, Emergência
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
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Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

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