Introdução: A avaliação primária tem como objetivo avaliar, rapidamente, as funções vitais e o risco de morte do paciente. Esta é de suma importância na prática clínica, sabendo disso, sua aplicabilidade possibilita o profissional compreender as necessidades reais do paciente, permitindo aplicar os conhecimentos teóricos na prática tornando-a mais precisa e eficiente. Diante disso, a incorporação de tecnologias em saúde, tem causado um valoroso impacto para a enfermagem, incorporando assim seu uso na prática. Objetivo: descrever o processo de elaboração de aplicativo em plataforma móvel para o ensino acerca da avaliação primária. Metodologia: Estudo metodológico que teve como foco a elaboração de um aplicativo multimídia para o ensino da avaliação primaria. Para a Construção do Aplicativo, seguiram as seguintes etapas; Levantamento do Conteúdo; Elaboração Textual; Desenvolvimento da estrutura do Aplicativo; Organização de tópicos e criação de ilustrações e Construção do protótipo e primeira versão do aplicativo. Resultados: Inicialmente, foi realizado uma exaustiva busca de trabalhos publicados em bases nacionais e internacionais realizando uma revisão integrativa, formando assim a primeira etapa, após a seleção dos mesmos, houve uma minuciosa leitura para realizar a segunda etapa que foi a elaboração textual do aplicativo, onde foram selecionados os estudos que contemplavam o tema proposto e assim, preparado o conteúdo teórico do escopo. Na terceira etapa, foi feita o desenvolvimento da estrutura do aplicativo, ou seja, a prototipação, sendo desenhados em programas de edição de imagens e criando o layout. Na quarta etapa foi feito a organização e criação dos tópicos seguindo: definição, ABCDE, aplicabilidade prática, como estratégia de fixação, realizado jogo na modalidade quebra-cabeça, que simulava um caso clínico e a resolução versava acerca da montagem do atendimento inicial e na quinta etapa foi feita a primeira versão do aplicativo. Conclusão: A utilização de múltiplas mídias oferece uma maneira original e organizada de favorecer a aplicabilidade da avaliação primária na prática clínica, otimizando o serviço e tornando-o mais efetivo.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
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