INTRODUÇÃO: A sepse é uma síndrome clínica, onde apresenta sinais sistêmicos de infecção e acompanhada por bacteremia, no primeiro mês de vida, pode provocar uma disfunção orgânica e provocar a morte. A sepse neonatal é definida como resposta sistêmica à infecção com diversas manifestações. A sepse neonatal se classifica em precoce ou tardia. Quando os sintomas surgem nas primeiras 72 horas de vida do RN, ou seja, nos 3 primeiros dias incompleto, chamamos de sepse precoce, está relacionada com fatores de risco maternos. Na sepse tardia, os sintomas surgem a partir do quarto dia de vida, com mais de 72 horas está fortemente associada aos procedimentos invasivos e contaminação presentes nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Recém Nascidos (RN) que se encontram internados nas UTIN são mais propensos a adquirir a sepse neonatal, uma que a infecção ocorre por micro-organismos através do contato direto humano e indireto com o ambiente contaminado. OBJETIVO: correlacionar os procedimentos assistenciais invasivos realizados nos recém-nascidos internados em UTIN com a ocorrência de sepse neonatal. MATERIAIS E MÉTODO: Revisão da literatura nas bases de dados Lilacs, Pubmed e Medline, tendo como descritores em português: Sepse, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e Recém-Nascido. Descritores em inglês: Sepsis, Neonatal Intensive Care Units Newborn e usado o operador booleano AND para direcionar a busca. Sendo selecionados artigos com textos completos disponíveis, no idioma português e inglês publicados nos anos de 2015 a 2019. Após seleção foi realizado leitura de seus resumos e aqueles que se enquadrava com o tema abordado foram lidos na íntegra. RESULTADOS: Sepse neonatal é uma causa importante de morbimortalidade e Procedimentos invasivos como aspiração de vias aéreas superiores, intubação oro traqueal, cateterismo umbilical arterial, cateterismo umbilical venoso, cateter central de inserção periférica, acesso venoso periférico e o cateterismo vesical de demora, estão correlacionados a infecção no RN. A sepse neonatal apresenta altas taxas de incidência de sepse relacionada a assistência à saúde, em sua maioria decorrente de bactérias. Contudo, observou-se que a sepse precoce de provável origem materna, ocorre com maior frequência sendo um dos diagnósticos mais comum na unidade de terapia intensiva neonatal e provavelmente relacionada às deficiências na assistência pré-natal. CONCLUSÃO: A incidência de sepse neonatal é um fator alarmante para assistência de enfermagem, considerando à vulnerabilidade dos RNs, sendo fatores de risco para desenvolvimento da sepse tardia a imaturidade imunológica destes e os procedimentos invasivos realizados na UTIN.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)