INTRODUÇÃO: Nos dias atuais o sistema de saúde passa por uma significativa crise financeira que traz preocupação ao sistema hospitalar, ocasionando uma deficiência da qualidade da assistência. A infecção referente à assistência á saúde caracteriza um aumento significativo nos gastos das instituições de saúde, considerando que há um aumento na demanda de procedimentos bem como na prolongação dos dias de internação hospitalar. Os gastos com um paciente que adquire uma infecção relacionada à assistência a saúde chega a ser até três vezes maiores quando comparado ao valor gasto com um paciente que não adquiriu IRA. As unidades de terapia intensiva correspondem a cerca de 25% das infecções hospitalares, tendo em vista que os pacientes internados na UTI são submetidos a procedimentos invasivos, os quais contribuem para o aumento das taxas de infecção. OBJETIVO: Identificar a relação de custo benefício na prevenção e no controle das IRAS em unidade de terapia intensiva. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram utilizados dados secundários do Banco de Dados do Departamento de Informática do SUS (DATASUS), das notificações do sistema de informação hospitalar referente ao quantitativo de aprovações e gastos das AIH, em Unidade de terapia intensiva de 246 hospitais no estado de Pernambuco no período de janeiro a dezembro de 2018, pelo Sistema de Informação Hospitalar - SIH e tabulados pelo TABNET. RESULTADOS: Foram aprovadas 13.822.210 AIH no ano de 2018 gerando um custo de R$796.157.561,43, onde cerca de 1,91%(n= 264.374) foram destinados para UTI, sendo 76,73% (n=202.871) para UTI adulto e 23,26% (n=61,503) para UTI pediátrica, gerando um custo de R$ 13.740.188.398, cerca de 17,25% dos gastos. Observou-se que o município que obteve o maior número de AIH aprovada foi Recife com 55,61% (n=7.687.165),sendo 146,164 AIH destinadas para UTI. Observou-se que esses valores em um paciente que adquiriu IRA, foi três vezes maior. CONCLUSÃO: A infecção hospitalar só tende a crescer os gastos referente a assistência ao paciente no período em que ele se encontra hospitalizado. Sugere-se por sua vez que haja a realização de estratégias educativas, visando medidas de prevenção de infecção, bem como suas consequências para o paciente e a instituição hospitalar, gerando assim efeitos positivos no que se diz respeito aos serviços prestado garantindo uma assistência de qualidade ao paciente. Ter conhecimento acerca da IRA e implantar medidas de prevenção como: lavagens das mãos, uso de EPIS, ambiente adequado entre outros. Além de educação permanente dos profissionais.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)