INTRODUÇÃO: O leite humano (LH) é o alimento mais seguro e completo para a criança e deve ser exclusivo nos seis primeiros meses de vida do lactente. Seus benefícios se originam nos vários elementos imunológicos existentes nessa substância, fazendo do aleitamento materno (AM) uma experiência primordial para obter crescimento e desenvolvimento infantis esperados, além de acarretar resistência contra infecções e alergias, efeitos positivos no intelecto, vantagem na formação da musculatura da cavidade bucal, e baixa no risco de hipertensão arterial, hipercolesterolemia, diabetes mellitus e obesidade (SASSÁ et al, 2014). O recém-nascido (RN) prematuro, internado em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), cuja alimentação se dá por meio de sonda gástrica, pode desenvolver atraso na aprendizagem da sucção, principalmente quando coordenada com a respiração e a deglutição. Para a alta hospitalar, o RN necessita de condições sistêmicas, crescimento e desenvolvimento ideais e a atividade de sucção recuperada, para assim assegurar um AM seguro por via oral (DADALTO, 2017). Nos bebês prematuros, o AM tem alguns benefícios a mais, pois as particularidades nutritivas e imunológicas do LH facilitam o amadurecimento gastrintestinal, o período de hospitalização e a incidência de reinternações, além de garantir o vínculo do binômio mãe-bebê (SASSÁ et al, 2014). OBJETIVO: Descrever os benefícios do aleitamento materno para a melhoria do quadro clínico de prematuros internados numa unidade de terapia intensiva neonatal. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão bibliográfica realizada em um centro universitário privado do município de Fortaleza – CE no período de fevereiro a abril de 2019. Foi utilizada a base de dados Biblioteca Regional de Medicina (BIREME). Os critérios de elegibilidade dos estudos foram os artigos publicados em periódicos científicos no idioma português entre os anos de 2014 a 2019. Os descritores utilizados foram: aleitamento materno e prematuridade. Os artigos foram selecionados a partir da análise do título seguido do resumo e do
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)