ÁLBUM SERIADO COMO FERRAMENTA PARA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM SOBRE A MANUTENÇÃO DO POTENCIAL DOADOR DE ÓRGÃOS

  • Autor
  • JAMIRA MARTINS DOS JAMIRA MARTINS
  • Co-autores
  • Marina Saraiva de Araújo Pessoa , Ingryd Karollyne Vilar Ferreira , Xênia Sheila Barbosa Aguiar Queiroz , MARIA INÊS BORGES COUTINHO
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: Transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão ou tecido de uma pessoa doente por outro órgão ou tecido normal de um doador, vivo ou com diagnóstico de morte encefálica.  O profissional de enfermagem desempenha importante papel quanto à conservação das funções vitais do potencial doador, sendo imprescindível o conhecimento científico e técnico a respeito da adequada manutenção dos órgãos. Contudo, faz-se necessário utilizar-se da educação permanente no âmbito da saúde, onde baseia-se na aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e ao trabalho, e podem ser utilizadas tecnologias educacionais, a exemplo das cartilhas educativas para a construção do conhecimento e sua atualização no ambiente de trabalho. OBJETIVO: avaliar a utilização do uso do álbum seriado como ferramenta para capacitação de profissionais de enfermagem em ação educativa in lócus. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, com abordagem quantitativa, realizada no Hospital de Emergência e Trauma do interior da Paraíba, que é referência em traumas. A população deste estudo contou com a participação de 49 profissionais de enfermagem que atuam nas unidades de emergência e terapia intensiva, envolvidos diretamente na assistência ao paciente grave e potencial doador. RESULTADOS: Ao serem questionados sobre a importância de abordar o tema “condutas de enfermagem para manutenção do potencial doador de órgãos”, 100% (49) afirmou ser importante. Com relação à proposta da abordagem educativa no setor de trabalho 98% (48) referiram contribuir para participação de um maior número de profissionais sendo que, apenas 2% (1) relatou não ser relevante. Quanto à ação educativa contribuir para melhoria do serviço, 100% (49) dos participantes afirmaram que a obtenção de conhecimento traz melhorias para a prática profissional. Outro dado que chamou a atenção foi à adesão ao instrumento, pois quando questionados sobre a utilização do instrumento facilitar o processo de aprendizagem 100% (49) o referiram como facilitador. Quanto à avaliação do instrumento utilizado, 63% (31) o classificaram como ótimo, 31% (15) bom e 6% (3) regular. Por fim questionou-se o desejo de mais ações como esta, e 100% (49) afirmou o desejo de que sejam ofertadas mais ações educativas utilizando esta estratégia in lócus e utilizando a ferramenta do álbum seriado. CONCLUSÃO: A utilização do álbum seriado como ferramenta para capacitação de profissionais de enfermagem em uma ação educativa in lócus se mostrou bastante satisfatória, pois apresentou uma boa aceitabilidade pelos profissionais que participaram e avaliaram, e reforçou a importância da utilização do instrumento de apoio como facilitador dessa atividade, tornou-a mais dinâmica, facilitou o diálogo e a reflexão sobre a vivência profissional, além de possuir capacidade adaptativa inerente à ação realizada. A ação educativa proposta apresentou caráter transformador por contribuir para que a equipe de enfermagem adquirisse/atualizasse seus conhecimentos sobre as condutas de enfermagem para manutenção do potencial doador com o intuito de melhor intervir em sua assistência para efetivação da doação de órgãos e tecidos.

  • Palavras-chave
  • Cuidados de enfermagem; Doador de órgãos; Morte Encefálica; Educação em serviço.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem Terapia Intensiva
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Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

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