INTRODUÇÃO: O processo de internação em uma unidade de terapia intensiva neonatal é uma situação bastante delicada e frágil tanto para a família quanto para o recém-nascido, surgindo sentimentos indesejáveis e angustiantes (MAIA, 2014). Mesmo conscientes da possibilidade do nascimento de uma criança que necessite desses cuidados intensivos, os pais mantêm a esperança de que seu filho será saudável e permanecerá junto à mãe até o momento da alta hospitalar (SCHMIDT, 2012). Para a assistência ao familiar e recém-nascido como seres holísticos, os profissionais de saúde necessitam compreender o problema, planejar e promover assistência eficiente no processo de formação de vínculo. OBJETIVO: Refletir sobre a relação do enfermeiro com a família de crianças hospitalizadas na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. MATERIAL E MÉTODO: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. Para realização dessa revisão, foram incluídos os artigos publicados entre 2010 e 2014, retirados das bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scielo, através dos descritores: enfermagem, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e família. Foram estabelecidos como critérios de inclusão: artigos publicados na língua portuguesa, textos completos e que abordassem a temática proposta. Foram identificados quatro artigos científicos que atendiam esses critérios. RESULTADO: Segundo Schmidt (2012) as interações na UTIN são mediadas pela necessidade de comunicação explícita pela fala, expressões faciais e gestuais. Nesse ínterim, cabe ao enfermeiro o desenvolvimento da habilidade comunicacional atentando ao que se processa além das palavras. Deve-se também levar em conta que em situações de estresse a absorção do conteúdo da informação encontra-se reduzida e ao desenvolver ações de acolhimento à família e ao RN através de uma escuta atenta e sensível, o enfermeiro contribui para a redução da ansiedade e do medo dos familiares. Assim, é necessário o estabelecimento de uma comunicação efetiva entre a equipe de enfermagem e a família, preservando a singularidade de cada criança. CONCLUSÃO: o estudo concluiu que o estresse provocado pelo processo de internamento proporciona uma série de sentimentos aos familiares de crianças hospitalizadas, uma vez que a separação entre o RN e a família é um momento muito delicado e frágil. Deste modo, a equipe de enfermagem é responsável em promover a ligação entre o neonato e a família. O processo de acolhimento é o ponto inicial para a inserção da família. A equipe de enfermagem não só deve incluir a família na sua assistência, como também se sensibilizar e enfrentar as dificuldades em inseri-la no cuidado ao RN, sempre em busca de conhecimentos teóricos que auxiliem nas mudanças necessárias.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)