INTRODUÇÃO
O desenvolvimento de bases de dados de alta qualidade é amplamente reconhecido como uma necessidade atual na terapia intensiva, com a finalidade de avaliar os desfechos e os processos dos cuidados prestados aos pacientes críticos. Atualmente, o desenvolvimento e o crescimento da base de dados Epimed Monitor ICU Database®, que é um sistema de gestão de UTI baseado na nuvem, combinou os dados de mais de 1.300.000 admissões à UTI desde 2009 e, atualmente, cobre cerca de 30% de todos os leitos de UTI para adultos no Brasil. Todos os dados inseridos são originados de uma ficha de relato de caso eletrônica (eCRF) estruturada e hierarquizada, que tem um conjunto compulsório de dados, que permite adaptações para algumas unidades ou redes.
OBJETIVOS
O objetivo do presente trabalho é relatar a experiência da utilização de dados armazenados na nuvem Epimed.
METODOLOGIA
Estudo descrito do tipo relato de experiência, desenvolvido em de janeiro a março de 2019, em uma unidade de terapia intensiva adulto. Os dados foram coletados por uma integração entre os registros eletrônicos (médicos e/ou administrativos) do hospital (EHR) e inserção manual de dados. O trabalho foi desenvolvimento na unidade de terapia intensiva adulto de um hospital privado em Natal/RN.
RESULTADOS
A análise dos dados possibilitou a elaboração do perfil dos pacientes admitidos na UTI, que constou de pessoas com idade acima de 80 anos (30,43%), do sexo feminino (66,67%). Quanto ao diagnóstico médico de internação predominou as enfermidades cardiovasculares (37,50%), das quais 10,14% devido ao infarto agudo do miocárdio. A comorbidade mais frequente foi a hipertensão (31,30%).
CONCLUSÃO
O Epimed possibilitou o armazenamento diário de dados dos pacientes admitidos na UTI e facilitou a geração de planilhas de caraterização do público dominante, mostrando-se uma excelente ferramenta de gestão para as instituições.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)