INTRODUÇÃO: O principal instrumento de trabalho na enfermagem é o cuidado, nele se encontra a denominação de cuidado humanizado, que se dá por meio do atendimento ao próximo. A humanização é uma forma de assistência prestada às pessoas que estão envolvidas no processo saúde e doença, que buscam assistência na unidade de terapia intensiva (UTI), onde os profissionais fazem seu trabalho de maneira complexa e hábil. A realização dessa humanização se dá através de atos, contato com o paciente, conhecimento, entendimento e outras ações voltadas ao bem estar de todas as pessoas envolvidas. O processo de hospitalização pode ser considerado como um evento estressante para pacientes, familiares e acompanhantes atendidos. No processo de internamento na UTI, pode ocorrer na emergência uma série de sinais e sintomas de desestabilização físico-emocional. OBJETIVOS: A importância do enfermeiro no cuidado humanizado na Unidade de Terapia intensiva – UTI; Conceituar humanização e cuidados na UTI; Descrever como é realizada a assistência humanizada a saúde em UTI; Explicitar a eficácia da assistência humanizada na UTI. METODOLOGIA: O estudo consiste em uma revisão de literatura, na língua portuguesa, contemplando os anos de 2015 à 2018, encontrados nas bases de dados: Scientific Eletronic Library Online – Scielo, Ministério da Saúde, Revista Escola Enfermagem USP e Revista Saúde e Ciência. Foram utilizados os seguintes descritores e suas combinações: “Cuidado”, “Humanizado”, “UTI”, “Enfermagem”. CONCLUSÃO: Todo profissional que atua em uma unidade de terapia intensiva deve conhecer e empregar as práticas humanizadas em seu dia a dia, sabendo reconhecer o ser humano em sua integridade e singularidade, tendo consciência de seu papel diante daqueles que o procuram.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)