Introdução: O cateter venoso por inserção periférica é um dispositivo longo e flexível utilizados principalmente em pacientes neonatos em unidades de terapia intensiva neonatal. Para a sua inserção, é necessário compreender que trata-se de um procedimento que requer cuidados complexos afim de minimizar os riscos e danos conhecidos, como flebite, extravasamento da infusão, infecção, trombose, sepse, embolia, oclusão e rupturas venosas. Logo, para a prevenção destas complicações, profissionais de unidades de terapia intensiva fazem uso de um check-list com cuidados baseadas em evidências, praticas padronizadas para toda a equipe assistente e oferta de educação permanente aos profissionais atuantes. Objetivo: diante das informações, esse estudo tem como objetivo descrever a partir das evidências atuais a prevalência de fatores relacionados à infecção sanguínea pelo uso do cateter venoso por inserção periférica no recém-nascido. Método: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, desenvolvida a partir do consolidado de artigos disponíveis nas bases de dados Scientific Electronic Library Online, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Bases de Dados de Enfermagem, utilizando como descritores: Cateteres e recém-nascido. Foram selecionados os artigos que relacionados à temática, publicados no período de 2014 a 2019. Resultados: como resultado, foram encontrados 158 artigos, remanescendo 08 artigos após a aplicação dos critérios de inclusão. A partir da leitura dos estudos selecionados identificou-se que o cateter venoso por inserção periférica é um procedimento que necessita de prescrição médica neonatologista e um enfermeiro treinado para realizar o procedimento. Foram identificados alguns fatores contribuintes para infecção sanguínea relacionada ao uso do cateter venoso por inserção periférica, sendo eles: a inserção através das veias femorais; instalação de dispositivos em neonatos prematuros; longa permanência do dispositivo; não cumprimento da técnica asséptica na instalação e manuseio; contaminação das soluções endovenosas, instabilidade dos neonatos críticos em uso de ventilação mecânica invasiva e punções venosas excessivas. Outro fator importante identificado foi o diagnóstico clinico do paciente, destacando a apneia e transtorno transitório do metabolismo. Considerações finais: o cateter venoso por inserção periférica é significativo para a recuperação do recém-nascido, pois reduz o número de punções, diminuindo a dor e o estresse. No entanto, ressalta-se que este não é livre de riscos. Sendo assim, é necessário reforçar o uso de práticas assépticas associada ao incentivo da educação permanente dos profissionais e boas práticas baseadas em evidências científicas.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)