BRINQUEDO TERAPÊUTICO COMO FERRAMENTA DE APOIO À ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DE UMA UNIDADE PEDIÁTRICA
Maynara Vinícia Santos; Jhenyff de Barros Remigio Limeira; Suelayne Martins Araujo; Leonardo Silva da Costa; Ana Carla Silva Alexandre
Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
Introdução: O brinquedo terapêutico auxilia na humanização do trabalho de saúde entre equipe e paciente, que ao acolher e introduzir a proposta, possibilita uma melhora no processo, tornando-o mais favorável, pois a criança contribui no enfrentamento do procedimento “agressivo”, na espera de voltar a brincar. O brinquedo terapêutico proporciona a criança um espaço apropriado, onde a mesma é capaz de desfrutar práticas importantes para seu progresso (SOUSA et al, 2015). Objetivo: relatar o conhecimento da equipe de enfermagem sobre brinquedo terapêutico em pediatria. Material e Método: estudo transversal, prospectivo, com abordagem quantitativa desenvolvido na unidade pediátrica de um hospital público localizado em Caruaru-PE, em agosto de 2013. A amostra foi composta de 26 profissionais de enfermagem lotados na pediatria da unidade, sendo cinco enfermeiras, dezessete técnicas de enfermagem e quatro auxiliares de enfermagem, totalizando 89,6% dos trabalhadores de enfermagem do setor de estudo. Foram excluídos 3 funcionários que se encontravam de férias durante o período de coleta. Utilizou-se para coleta de dados um questionário auto-aplicável com variáveis que contemplavam variáveis de identificação pessoal e profissional, como também acerca do brinquedo terapêutico. O projeto foi previamente aprovado com protocolo 00025/2012, pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade do Vale do Ipojuca-FAVIP. Resultados: Dos 26 profissionais entrevistados todos eram do sexo feminino. A faixa etária variou entre 20 a 60 anos, com prevalência de 40 a 50 anos de idade (34,6%). Quanto à distribuição da categoria profissional houve prevalência das técnicas de enfermagem (65,4%). Sobre o tempo de formação dessas profissionais na enfermagem 69,2% estão na área há mais de 10 anos, 57,7% da amostra afirmaram ter experiência com pediatria há mais de 10 anos. Quando questionadas acerca do conhecimento do brinquedo terapêutico, apenas 50% afirmaram conhecê-lo. Quanto a utilização do BT, 88,7% da amostra afirma não utiliza-lo nas suas práxis, apesar de 42,3% acreditarem que sua utilização traz benefícios na recuperação da criança. Conclusão: O Brinquedo Terapêutico não tem sido reconhecido por grande parte dos profissionais de enfermagem. O uso do Brinquedo Terapêutico não tem sido uma prática utilizada comumente durante a atuação profissional. Sugere-se maior ênfase nos benefícios dessa prática quando aplicada pelos profissionais de saúde, por meio de educação permanente.
Palavras-chave: Brinquedo, Enfermagem pediátrica, Criança hospitalizada
Referência Bibliográfica
SOUSA, Lyana Carvalho e et al. O brincar no contexto hospitalar na visão dos acompanhantes de crianças internadas. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum., São Paulo , v. 25, n. 1, p. 41-49, 2015. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12822015000100005&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 21 abr 2019. http://dx.doi.org/10.7322/JHGD.96766.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)