APLICAÇÃO E UTILIZAÇÃO DA SEGURANÇA DO PACIENTE EM TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO INTEGRATIVA
Maynara Vinícia Santos; Emanoel Rodrigues Pereira; Leonardo Silva da Costa; Valdeilson Lima de Oliveira; Ana Carla Silva Alexandre
Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
Introdução: A segurança do paciente é vista como prática para impedir e aprimorar a qualidade da assistência, evitando eventos adversos e danos causados por procedimentos hospitalares. A Unidade de Terapia Intensiva é um local vulnerável para ocorrência de erros e eventos adversos, considerando que a atenção ao usuário critico é fornecido de modo rápido e abrange o uso da tecnologia de ponta e vários procedimentos (MINUZZI et al, 2016). Objetivo: caracterizar as produções científicas nacionais e internacionais nas diversas áreas de saúde, no que diz respeito a Segurança do Paciente em Unidades de Terapia Intensivas, e os aspectos que contribuem para a assistência de qualidade ao paciente. Material e Método: trata-se de uma revisão integrativa, onde a coleta de dados foi realizada nas bases de dados LILACS, BVS, PUBMED e a biblioteca virtual SCIELO. Analisou-se artigos publicados entre os anos de 2013 e 2016 através da questão norteadora de busca “Quais as contribuições das produções científicas para a melhoria da segurança do paciente na Unidade de Terapia Intensiva? ”. Resultados: 79 artigos selecionados, dos quais 43 são nível de evidência IV e nenhum deles é nível de evidência I, o ano de 2015 teve maior prevalência em publicações (39,24%). Conclusão: Apesar do incremento na quantidade anual de publicações, nota-se que o nível de evidencia destas é baixo.
Palavras-chave: Segurança do Paciente, Unidade de Terapia Intensiva, Potencial Evento Adverso na Assistência à Saúde
Referência Bibliográfica: MINUZZI, Ana Paula et al. Contribuições da equipe de saúde visando à promoção da segurança do paciente no cuidado intensivo. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, v. 20, n. 1, 2016. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=127744318017>. Acesso em 21 abr 2019.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)