Objetivo: Explorar na literatura acerca da assistência de enfermagem humanizada e qualificada para pacientes sob cuidados paliativos.
Métodos: Realizou-se um estudo de revisão integrativa, a partir da seleção de artigos científicos presentes nas bases de dados Pubmed, Lilacs e Scielo, utilizando os seguintes descritores: Cuidados paliativos, Humanização da assistência e Cuidados de Enfermagem, todos associados ao operador booleano and para formar a expressão de pesquisa. Foram incluídos na amostra os artigos publicados durante o período de 2015 a 2018, escritos na língua portuguesa e dispostos na íntegra de modo online. Excluíram-se do estudo todas as bibliografias que se encontravam fora do recorte temporal, em duplicidade nas bases consultadas e que não atingiram o objetivo deste trabalho.
Justificativa: Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais. A humanização faz parte desta grande magnitude da assistência de enfermagem aos pacientes em cuidados paliativos. Dessa forma, a pesquisa se faz pertinente por se tratar de uma área cuja os pacientes possuem diagnósticos incompatíveis com a cura; porém, com possibilidade de usufruir uma qualidade da assistência nos últimos momentos de vida.
Resultados: A partir da análise dos artigos selecionados, foi possível observar a importância da assistência do enfermeiro aos pacientes em cuidados paliativos cuja os seus prognósticos são desfavoráveis à vida humana; percebeu-se após leitura crítica que a abordagem prática limita-se a comunicação família-hospital e hospital-família e conforto espiritual do paciente. Além disso, os profissionais talvez não estejam aptos a exercer a sensibilidade e a capacidade de promover conforto no campo físico, psíquico, social e espiritual desse paciente.
Conclusão: É de fundamental importância que a enfermagem promova assistência humanizada a esses pacientes ocasionando conforto e incluindo a família nas ações planejadas com empatia. Faz-se necessário também a preparação técnica da equipe para prestar assistência com segurança e acolhimento, afim de minimizar possíveis dores físicas e mentais, bem como o sofrimento que essa população ameaçadora da vida venha a ter.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)