INTRODUÇÃO: A triagem neonatal biológica popularmente conhecida como teste do pezinho, é um exame de rastreamento para recém-nascidos (RN). O Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), criado e implementado pela Portaria Ministerial nº 822/01 é um programa de grande abrangência, onde propõe tratamento e acompanhamento especializado, sendo o público alvo a população de 0 a 28 dias. O teste deve ser realizado entre o 3º e 5º dia de vida do bebê a partir de uma coleta sanguínea em papel-filtro, no calcanhar do RN, tendo como principal objetivo o rastreio precoce de seis doenças congênitas, hereditárias, infecciosas ou metabólicas, como exemplo: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Doença Falciforme, outras hemoglobinopatias, Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência de Biotinidase, quando prevenidas evitam sequelas como a deficiência mental. A enfermagem está diretamente ligada a triagem, pois assume um papel principal na realização do exame e coleta de dados. OBJETIVO: Esse trabalho tem como objetivo abordar a importância da realização do teste do pezinho nos recém-nascidos preferencialmente feito no 5º dia de vida e relatar a atuação da enfermagem em todos os processos de assistenciais relacionados à esse procedimento. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão integrativa literária tendo como base metodológica as bases de dados Biblioteca Virtual de Saúde (BVS); Scientific Eletronic Library Online (SciELO); Revistas Cientificas e Manuais do Ministério da Saúde. Esta teve como critérios de inclusão os artigos em português no período entre 2002 e 2017, totalizando 10 artigos, sendo 5 consolidados para utilização no trabalho. Tiveram como critérios de exclusão as publicações que não continham os objetivos determinados com a temática. RESULTADOS: Os estudos evidenciam que os maiores índices de erros estão no sangue insuficiente e dificuldade na execução da técnica, a demora do envio das amostras ao laboratório mostra a falta de responsabilidade ainda existente. A enfermagem possui o dever de realizar educação em saúde objetivando a promoção em saúde e prevenção de doenças, orientar a gestante e seus familiares durante o pré-natal para que após o nascimento e alta hospitalar possa levar o RN para realizar o teste do pezinho, que poderá ser realizado na unidade básica, laboratórios de coleta ou unidades hospitalares. A falta de conhecimento por parte de alguns profissionais causa uma falha na comunicação e por consequência as mães não compreendem a importância de realizar o exame. CONCLUSÃO: Conclui-se então que a educação continuada em saúde para aumento da qualidade dos profissionais de enfermagem é de suma importância através de cursos de atualização, reforço dos conhecimentos técnico-científicos e orientação multiprofissional, contribuindo para a realização correta do teste do pezinho e diminuição de erros durante a coleta. O enfermeiro como agente multiplicador de informações deve conscientizar os familiares sobre a extrema importância da realização do teste, explanando inclusive sobre os possíveis comprometimentos no desenvolvimento físico, neurológico e psicológico do RN, bem como acompanhar os mesmos até a volta na busca do resultado do exame.
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Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
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