PNEUMONIA ASSOCIADA A VENTILAÇÃO MECÂNICA
Élson Dantas da Costa Júnior, André Luís Gonçalves Fernandes, José Leandro de Oliveira Pereira, Enyedja Kerlly Martins de Araújo Carvalho, José Fernando Macena do Nascimento.
INTRODUÇÃO: A Pneumonia Associada a Ventilação Mecânica é definida como uma infecção pulmonar que se desenvolve entre 48 a 72 horas chamada de infecção nosocomial após intubação traqueal e início da ventilação mecânica invasiva, e como também até 48 horas após a extubação, ou seja, após a retirada do tubo. É classificada em função do tempo, sendo precoce até o quarto dia de intubação, ou tardia que se inicia após o quinto dia. Consequentemente, é considerada como um dos efeitos adversos mais temíveis em UTI, visto que resulta em números de incidência elevados devido os procedimentos invasivos aos quais os pacientes são submetidos tais como: Higiene oral precária, não lavar as mãos antes e depois de manipular o tubo traqueal, a não manutenção da cabeceira na angulação de 30° a 45° e não realização da mudança de decúbito em 2/2 horas. OBJETIVOS: Analisar a assistência de enfermagem na prevenção da pneumonia associada à ventilação em pacientes críticos. MATERIAL E MÉTODOS: Foi utilizada uma vasta pesquisa bibliográfica, descritiva com abordagem qualitativa, mediante a revisão de literaturas em artigos e periódicos publicados com o assunto principal abordado “Pneumonia associada a ventilação mecânica” através das referências bibliográficas, por ser elaborada a partir de material já publicado, onde a pneumonia é o fator chave do referido assunto. RESULTADOS: Os resultados evidenciaram que os fatores de risco relacionados à infecção por pneumonia em ventilação mecânica são congruentes com permanência de intubação maior que uma semana e uso conjugado de tubo orotraqueal onde também não há uma assistência eficácia por meio da equipe de enfermagem aumentando mais ainda o risco de desenvolver pneumonia e colocando a vida do cliente em risco. CONCLUSÕES: Conclui-se que a enfermagem deve buscar meios de a fim de minimizar a incidência da pneumonia associada a ventilação mecânica por meio que se promova educação permanente em toda a equipe que presta assistência ao paciente crítico e a vigilância constante da assistência prestada ao paciente que pode ser prevenida pelo emprego de medidas simples e de baixo custo.
PALAVRAS-CHAVES: Infecção, Paciente crítico e Assistência.
REFERENCIAS:
SILVA, Maria; MOURA Rafaela et al. Cuidados de enfermagem na prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica: revisão integrativa. Vol. 14, n. 2, 2016. Disponível em: https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/854/pdf.
FERRAZ, Renato, JUNIOR, Sérgio, LAPCHICK, Milton et al. Pneumonia associada à ventilação mecânica como indicador de qualidade e segurança em saúde. Vol. 26, 2016. Disponível em: http://www.rmmg.org/artigo/detalhes/2056.
SILVA, Sabrina, NASCIMENTO, Eliane, SALLES, Raquel et al. Pneumonia associada à ventilação mecânica: discursos de profissionais acerca da prevenção. Vol. 18, n. 2, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ean/v18n2/1414-8145-ean-18-02-0290.pdf.
NASCIMENTO, MEB, SCHIER, DCL, FARIAS, SF de et al. Pneumonia associada à ventilação mecânica e uso de procedimentos invasivos. Rev. enfermagem, vol. 8, n. 2, 2014. Disponível em: file:///C:/Users/andre/Downloads/10101-19825-1-PB.pdf.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)