O método canguru é uma política pública do Ministério da Saúde, Brasil, que foi vinculada às atividades do Pacto de Redução da Mortalidade Materna e Neonatal. Sendo ele, um método assistencial perinatal, com enfoque na melhoria da qualidade do cuidado aos recém-nascidos de baixo peso e com participação ativa de suas respectivas mães. Porém, o método não se resume apenas ao cuidado técnicos especializados e atenção biológica, mas também aborda a atenção psicoafetiva à mãe, à criança e à família. Tornando-o um modelo de cuidado humanizado com estratégias biopsicossociais. Assim, o que parece ser simplesmente uma posição canguru, na verdade consiste em manter o recém-nascido de baixo peso, em contato pele a pele junto ao peito da mãe ou de outros familiares. Para que desta forma haja o vínculo afetivo, o estímulo a regulação térmica corporal, a segurança para o aleitamento materno com o recém-nascido. Desta forma, este trabalho tem por objetivo relatar a experiência nas atividades práticas vividas pelas enfermeirandas da Graduação em Enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Sendo assim, o relato de experiência, descreve os benefícios e facilidades da implantação do método canguru com as mães de recém-nascidos de baixo peso atendidos no serviço da Maternidade Escola Januário Cicco. A Unidade Canguru possui 15 leitos, divididos em 2 ou 3 leitos por quarto. A maioria dos pacientes que são admitidos na unidade são provenientes da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, uma vez que ainda não possuem as condições clínicas adequadas para receber alta, tendo como exemplo o baixo peso dos recém-nascidos. Deste modo, conforme as puérperas e os bebês pré-termos chegam à Unidade Canguru eles são recebidos pela equipe de Enfermagem. Neste primeiro contato, a Enfermagem é a responsável por todas as informações e orientações necessárias capazes de garantir um conhecimento a respeito do método e dos benefícios dele. Os cuidados na Unidade Canguru são realizados por uma equipe multiprofissional capacitada, na qual cada um tem um papel fundamental com o objetivo de reduzir o tempo de internação. A prática do método canguru favorece de forma gradativa o aumento de peso, o sucesso no aleitamento materno, que na maioria das vezes os bebês pré-termos estão em uso de Sonda Nasogástrica. Ressalta-se que a prática do aleitamento materno é essencial para eles recebam alta. Há muitos relatos de mães que sentem medo e dificuldade, principalmente com o manejo e o cuidado desses bebês, por serem menores que os recém-nascidos pós-termos. Por isto, é de grande valia um olhar mais humanizado, constante orientação e incentivo da equipe multiprofissional, para garantir a estas mães o conhecimento e a segurança necessária, para que assim haja o contato e consequentemente seus benefícios na saúde, desenvolvimento e bem-estar de ambos.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)