INTRODUÇÃO: A assistência ao neonato tem sofrido modificações e com o avanço da tecnologia um vasto campo de cuidados ao recém-nascidos (RN) vem surgindo. Uma maior sobrevida dos RN vem sendo garantida através dos avanços dos cuidados intensivos, os quais tem passado por grandes mudanças, como resultado podemos vê o aumento de sobrevivência em bebês prematuros, além daqueles portadores de má formação congênita, as quais anteriormente eram tidas como incompatíveis com a vida. Contudo, ainda é um desafio a reabilitação desses RNs. O cuidado da enfermagem dentro da unidade de terapia intensiva neo, coopera para qualidade da assistência, além de auxiliar nos avanços e no desenvolvimento do cuidado, visando por visa uma melhora na saúde desses neonatos. OBJETIVO: Descrever a atuação da equipe de enfermagem dentro da unidade de terapia intensiva neonatal. MÉTODOLOGIA: Foi realizada uma revisão da literatura nas bases de dados Lilacs, Pubmed e Medline, tendo como descritores em português: assistência, recém-nascido e terapia intensiva. Descritores em inglês: assistance, newborn and intensive care usando o operador booleano AND para melhor direcionar a busca. Sendo selecionados artigos com textos completos disponíveis, no idioma português e publicados nos anos de 2014 a 2018. Após seleção foi realizado leitura de seus resumos e aqueles que se enquadravam com o tema abordado foram lidos na íntegra. RESULTADOS: Muitos estudos tem contribuído para o conhecimento a cerca da assistência ao RN na unidade de terapia intensiva neo, considera que as maiorias dos procedimentos são de alta complexidade. A inclusão do profissional de enfermagem especializado na equipe trouxe melhorias, como a redução da taxa de mortalidade, além de contribuir para o avanço de novas pesquisas. Sendo assim a capacitação técnica, bem como o planejamento da assistência ao RN na UTI neo são de extrema importância, objetiva uma assistência pautada nos princípios de humanização e de um cuidado prestado de forma integral. CONCLUSÃO: Os enfermeiros que atuam na assistência direta ao RN na UTI neo, estão diante de um grande desafio, pois a atenção ao recém-nascido envolve uma alta vulnerabilidade, pois compreende bebês doentes e muitas vezes prematuros. Diante do exposto, vê-se a importância da atuação da equipe de enfermagem frente aos cuidados em UTI neo.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)